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dc.contributor.authorArena, Dagoberto Buim [UNESP]
dc.date.accessioned2021-07-14T10:54:22Z
dc.date.available2021-07-14T10:54:22Z
dc.date.issued2015
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/331512910
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 96, n. 242, p. 42-60, 2015.
dc.identifier.issn0034-7183
dc.identifier.issn2176-6681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213378
dc.description.abstractThis essay aims to put into debate the functions and importance of blank space or blank interval in children's literacy process, and understand their role as a sign in the process of appropriation of discursive enunciations. Arguments that question the strictly alphabetical nature of language and that are in opposition to the need of development of phonological awareness are presented. The article advocates the principle that there is a screen thinking culturally constructed by characters and signs, among which there are the blank intervals or the blank spaces. In order to show the creation of intervals without perceiving their functions, two figures collected from a book of a French school are analyzed. The arguments support the thesis that the child appropriates the discourse, and; therefore, the intervals gain important functions during the process of conceptualization of discursive unitsen
dc.description.abstractDebate as funções e a importância do espaço ou do intervalo em branco no processo de alfabetização das crianças e pretende compreender seu papel como signo no processo de apropriação dos enunciados discursivos. Apresentam-se argumentos que interrogam a natureza estritamente alfabética da língua e que se contrapõem à necessidade de desenvolvimento da consciência fonológica. Defende-se o princípio de que há um pensamento de tela culturalmente construído por caracteres e signos, entre os quais se encontram os intervalos em branco ou espaços em branco. Duas figuras coletadas em um caderno de uma escola francesa são analisadas com o objetivo de mostrar a criação de intervalos sem que suas funções sejam percebidas. Defende-se ainda a tese de que a criança se apropria do discurso e, por essa razão, os intervalos ganham importantes funções durante o processo de conceituação das unidades discursivaspt
dc.format.extent42-60
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
dc.sourceSciELO
dc.subjectliteracyen
dc.subjectreadingen
dc.subjectblank spaceen
dc.subjectalphabetic writing.en
dc.subjectalfabetizaçãopt
dc.subjectleiturapt
dc.subjectespaço em brancopt
dc.subjectescrita alfabética.pt
dc.titleIntervalo em branco como signo no processo de apropriação da escritapt
dc.title.alternativeBlank interval as a sign in the process of appropriation ofwritingen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática
dc.identifier.doi10.1590/S2176-6681/331512910
dc.identifier.scieloS2176-66812015000100042
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS2176-66812015000100042.pdf
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