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dc.contributor.authorXavier, Amanda Rezende Costa [UNESP]
dc.contributor.authorToti, Michelle Cristine Da Silva
dc.contributor.authorAzevedo, Maria Antonia Ramos De [UNESP]
dc.date.accessioned2021-07-14T10:54:23Z
dc.date.available2021-07-14T10:54:23Z
dc.date.issued2017
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2830
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 98, n. 249, p. 332-346, 2017.
dc.identifier.issn0034-7183
dc.identifier.issn2176-6681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213379
dc.description.abstractBased on the discussed literature, this study has the main goal of analyzing the institutionalization of a professional development program in a Brazilian public university. It aims at identifying the level of the program’s consolidation and also the opinion that participant teachers have about it. The methodology applied was qualitative research. Document analysis and structured survey were also applied to raise data from teachers participating in the program. The theoretical referential is underpinned by university pedagogy studies, in particular, those by Cunha, Masetto, Morgado. It was possible to infer that the institutional documents analyzed reinforce the image of the teacher training program as a mere legal formality in the path for approval in the supervised traineeship and, as such, a program aimed at newcomers only. The study also demonstrates an increasing interest in issues related to practical and/or bureaucratic aspects of teaching (use of academic systems, legal procedures) over the specific knowledge related to teaching practice. However, the experience analyzed portrays a fairly new program, with no more than ten years. Considering the changes the program has already been through, there is the interest to improve the pedagogical training program and the teacher’s professional development program.en
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal analisar, com base na literatura discutida, a institucionalização de um programa de desenvolvimento profissional de uma universidade federal brasileira, com vistas a identificar seu nível de consolidação, bem como a concepção dos docentes sobre ele. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e foram utilizadas, para coleta de dados, a análise documental e a aplicação de questionário estruturado aos docentes participantes do programa. O referencial teórico que embasa a análise está pautado nos estudos da pedagogia universitária, especialmente de Cunha, Masetto, Morgado. Foi possível inferir que os documentos institucionais analisados reforçam a visão do programa de formação docente apenas como uma exigência legal para aprovação no estágio probatório, destinado, dessa forma, aos professores ingressantes. Verifica-se, ainda, maior interesse docente nas questões ligadas aos aspectos práticos e/ou burocráticos da docência (uso de sistemas acadêmicos, trâmites legais) em detrimento dos saberes específicos da atuação docente. No entanto, não podemos desconsiderar que a experiência analisada retrata um programa relativamente jovem, com apenas dez anos de existência, e que, frente às alterações que já experimentou, acreditamos haver uma preocupação em aprimorar o programa de formação pedagógica e de desenvolvimento profissional docente.pt
dc.format.extent332-346
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
dc.sourceSciELO
dc.subjectteacher educationen
dc.subjectprofessional developmenten
dc.subjectpedagogical supporten
dc.subjectformação docentept
dc.subjectdesenvolvimento profissionalpt
dc.subjectassessoria pedagógicapt
dc.titleInstitucionalização da formação docente: análise de um programa de desenvolvimento profissionalpt
dc.title.alternativeInstitutionalization of teacher education: analysis of a professional development programen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Alfenas (Unifal-MG
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Alfenas (Unifal-MG
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo (USP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp
dc.identifier.doi10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2830
dc.identifier.scieloS2176-66812017000200332
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS2176-66812017000200332.pdf
unesp.author.orcid0000-0003-0097-3577[1]
unesp.author.orcid0000-0003-0270-9649[2]
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