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dc.contributor.advisorToyama, Marcos Hikari [UNESP]
dc.contributor.authorFernandes, Pedro Henrique Da Silva
dc.date.accessioned2021-07-15T05:11:56Z
dc.date.available2021-07-15T05:11:56Z
dc.date.issued2021-06-11
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213441
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por finalidade o desenvolvimento de alternativas de ensino para a educação básica que recentemente vem sendo prejudicada pela pandemia do novo coronavírus, com este enfoque o trabalho buscou além de desenvolver um meio de se ensinar ciências durante a pandemia, avaliar as possibilidades e dedicar um olhar social para a problemática da educação à distância em relação à sua aplicabilidade nas comunidades mais pobres.Para que se desenvolva uma estruturação do conhecimento científico dentro do âmbito escolar, se faz necessário compreender o funcionamento das características principais do sistema de ensino. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) assegura e possibilita que haja a disseminação do conhecimento científico para os alunos, potenciais futuros detentores dos conhecimentos necessários para compreender a ciência nos conceitos cotidianos. Sendo assim, a necessidade de espaço e locais apropriados para se trabalhar os conceitos científicos se torna expressiva dentro do ensino público. A proposta de estudo deste projeto se iniciará com a avaliação estrutural e funcional de uma Escola Estadual do Município de São Vicente – SP seguida de uma avaliação da aplicabilidade de recursos didáticos alternativos capazes de possibilitar o desenvolvimento do pensamento científico dos alunos através de investigações. O projeto irá integrar, também, a sua funcionalidade em modalidade à distância, tendo em vista o surgimento da pandemia do novo coronavírus durante a realização da pesquisa científica, estabelecendo a transversalidade do ensino na educação para ciência. Através do desenvolvimento de metodologias, planeja-se ampliar o conhecimento e importância da conservação da biodiversidade, além de demonstrar as possibilidades de ingresso destes alunos em universidades, seguindo o propósito de tornar a linearidade do aprendizado uma realidade, propondo o uso de materiais de baixo custo para possibilitar a aplicação de metodologias práticas alternativas capazes de coligar conhecimentos da área de ciências da natureza e suas tecnologias à realidade cotidiana dos alunos.pt
dc.description.abstractThis research aims to develop teaching alternatives for basic education that has recently been hampered by the new coronavirus pandemic, with this focus the work sought, in addition to developing a means of teaching science during the pandemic, to evaluate the possibilities and dedicate a social look at the issue of distance education in relation to its applicability in poorer communities. In order to develop a structuring of scientific knowledge within the school environment, it is necessary to understand the functioning of the main characteristics of the education system. The Common National Curriculum Base (BNCC) ensures and enables the dissemination of scientific knowledge to students, potential future holders of the knowledge necessary to understand science in everyday concepts. Thus, the need for appropriate space and places to work on scientific concepts becomes significant within public education. The study proposal of this project will start with the structural and functional evaluation of a State School in the Municipality of São Vicente – SP, followed by an evaluation of the applicability of alternative teaching resources capable of enabling the development of students' scientific thinking through investigations. The project will also integrate its functionality in a distance mode, in view of the emergence of the new coronavirus pandemic during scientific research, establishing the transversality of teaching in science education. Through the development of methodologies, it is planned to expand the knowledge and importance of biodiversity conservation, in addition to demonstrating the possibilities for these students to enter universities, following the purpose of making the linearity of learning a reality, proposing the use of low-level materials. cost to enable the application of alternative practical methodologies capable of linking knowledge in the area of natural sciences and their technologies to the everyday reality of students.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectBioquímicapt
dc.subjectConservação da Biodiversidadept
dc.subjectCiênciapt
dc.titleDesenvolvimento de estratégias de ensino em prol da conservação da Biodiversidade através de experimentos de Bioquímica na Educação Básica.pt
dc.title.alternativeDevelopment of teaching strategies in favor of Biodiversity conservation through Biochemistry experiments in Basic Education.en
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramBiodiversidade de Ambientes Costeiros - São Vicentept
unesp.knowledgeAreaBiodiversidadept
unesp.researchAreaBioprospecção e Biotecnologiapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, São Vicentept
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.capes33004161001P7
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
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