Ambientalização nas Instituições de Ensino Superior: um estudo sobre teses e dissertações em Educação Ambiental no Brasil (1981-2018)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-05-25

Autores

Silva, Dayane dos Santos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esse trabalho teve como objetivos, compreender as diferentes perspectivas que estruturam os discursos sobre Ambientalização mobilizados pelos autores das teses e dissertações em Educação Ambiental que problematizam a temática da Ambientalização nas IES, defendidas no período de 1981 a 2018; mapear aspectos relativos ao locus de produção, aos objetivos e questões de pesquisa propostas pelos pesquisadores, bem como os autores referenciados nas pesquisas analisadas. Com a intenção de atender ao propósito desse estudo buscou-se realizar uma pesquisa do tipo “estado da arte” tendo como objeto de estudo o “gênero do discurso científico acadêmico”, mais precisamente o conjunto de quarenta teses e dissertações em Educação Ambiental. Para a análise desses documentos realizamos algumas aproximações com as noções relativas ao “Gênero do Discurso”, desenvolvido por Mikael Bakhtin (1997) e a “Teoria Polifônica da Enunciação”, elaborada por Oswald Ducrot (1987). Tendo em vista nossas intenções de pesquisa, o texto está apresentado a partir de duas ênfases distintas, a primeira, se refere à análise do conjunto das quarenta pesquisas e a segunda, a análise de uma tese e uma dissertação. A partir das análises desenvolvidas destacamos alguns aspectos, como a quantidade significativa de pesquisas que foram defendidas em instituições e/ou grupos de pesquisas que tiveram pesquisadores envolvidos em projetos ou redes universitárias que discutem a temática da Ambientalização nas IES. Além disso, há uma predominância de pesquisas que possuem como objetivos a análise do âmbito curricular, nas quais os cursos investigados são em sua maioria vinculados à área de Ciências Exatas e Ciências da Natureza. Na continuidade, para analisar as diferentes vozes mobilizadas pelos locutores nos enunciados da dissertação e da tese selecionadas, consideramos dois eixos norteadores, sendo eles, os pressupostos relativos aos conhecimentos vinculados à temática da Ambientalização e as diferentes formas de inserção da temática ambiental no ensino, pesquisa, extensão e gestão das IES. Nesses enunciados aponta-se para algumas questões, como a necessidade de transformação do conhecimento e da abordagem da temática ambiental a partir de perspectivas interdisciplinares, bem como a promoção e efetivação de práticas de inserção da temática ambiental que possam envolver a comunidade universitária e estar presente nos eixos centrais do currículo dos cursos. Indicam-se também algumas características que devem ser contempladas pelo perfil de profissionais formados a partir de instituições ambientalizadas. A partir das análises realizadas consideramos que essas pesquisas elaboram e ecoam diferentes discursos que são produzidos a partir de “estratégias de alianças”, de tensionamentos ou de disputas entre os pesquisadores da EA em torno dessa temática.
Este trabajo tuvo como objetivos, comprender las diferentes perspectivas que estructuran los discursos sobre Ambientalización movilizados por los autores de las tesis de maestría y de doctorado en Educación Ambiental que problematizan la temática de la Ambientalización en las IES, defendidas en el período de 1981 a 2018. Así como, mapear aspectos relacionados con el locus de producción, los objetivos de investigación y las preguntas propuestas por los investigadores, así como los autores referenciados en la investigación analizada. Con la intención de cumplir con el propósito de este estudio, se buscó realizar una investigación del tipo “estado del arte”, teniendo como objeto de estudio el “género del discurso científico académico”, más precisamente el conjunto de cuarenta tesis de maestría y de doctorado en Educación Ambiental. Para el análisis de estos documentos, realizamos algunas aproximaciones con las nociones relacionadas con el “Género discursivo”, desarrollado por Mikael Bakhtin (1997) y la “Teoría polifónica de la enunciación”, elaborada por Oswald. Ducrot (1987). Dada nuestras intenciones de investigación, el texto se presenta desde dos énfasis diferentes, el primero referido al análisis del conjunto de cuarenta investigaciones y el segundo a una tesis de mastría y uma tesis de doctorado. De los análisis desarrollados, destacamos algunos aspectos, como la importante cantidad de investigación que se defendió en instituciones y/o grupos de investigación que contaban con investigadores involucrados en proyectos universitarios o redes que discuten la temática de la Ambientalización en las IES. Además, predomina la investigación que tiene como objetivo analizar el currículo, en la que los cursos investigados están mayoritariamente vinculados al área de Ciencias Exactas y Ciencias Naturales. En continuidad, para analizar las diferentes voces movilizadas por los ponentes en los enunciados de la tesis de maestria y la tesis de doctorado seleccionadas, consideramos dos ejes rectores, a saber, los supuestos relacionados con el conocimiento ligado a la temática de la Ambientalización y las diferentes formas de inserción de la temática ambiental en la docencia, investigación, extensión y gestión de las IES. En estos enunciados se señalan algunos temas, como la necesidad de transformar el conocimiento y el abordaje de la problemática ambiental desde perspectivas interdisciplinarias, así como la promoción e implementación de prácticas para la inserción de las problemáticas ambientales que puedan involucrar a la comunidad universitaria y estar presente en los ejes centrales de la cuadrícula curricular de los cursos. También indica algunas características que deben ser consideradas por el perfil de profesionales formados desde instituciones ambientalizadas. A partir de los análisis realizados, consideramos que estas investigaciones elaboran y hacen eco de diferentes discursos que se producen a partir de "estrategias de alianza", tensiones o disputas entre investigadores de EA sobre el tema.
This research had as objectives, understand the different perspectives that structure the discourses discourses about Greening Higher Education mobilized by the authors in Environmental Education thesis and dissertations that problematize the theme of Greening Higher Education, defended in the period from 1981 to 2018. As well as, mapping aspects related to the locus of production, the research objectives and questions proposed by the researchers, and the authors referenced in the analyzed researches. With the intention of fulfilling the purpose of this study, it was sought to implement a “state-of-art” type of research with the “Genre of Scientific Academic Discourse” as its object of study, more precisely the set of forty thesis and dissertations in Environmental Education. For the analysis of these documents, we made some approximations with notions related to the “Gender of Discourse”, developed by Mikael Bakhtin (1997) and the “Polyphonic Theory of Enunciation”, elaborated by Oswald Ducrot (1987). In view of our research intentions, the text is presented from two different emphases, the first referring to the analysis of the set of forty researches and the second related to thesis and dissertation. From the analyzes developed, we highlight some aspects, such as the significant amount of research that was defended in institutions and / or research groups that had researchers involved in university projects or networks that discuss the theme of Greening Higher Education. In addition, there is a predominance of researches that aim to analyze the curriculum, in which the courses investigated are mostly linked to the area of Exact Sciences and Natural Sciences. In continuity, to analyze the different voices mobilized by the speakers in the enunciation of the selected dissertation and thesis, we consider two guiding axes, namely, the assumptions related to the knowledge linked to the theme of Environmentalization and the different ways of inserting the environmental theme in teaching, research, extension, and management of Higher Education. In these enunciations, some issues are indicated, such as the need to transform knowledge and the approach to environmental issues from interdisciplinary perspectives, as well as the promotion and implementation of practices for the insertion of environmental issues that may involve the university community and be present in the central axis of the curriculum of the courses. It also indicates some characteristics that should be contemplated by professional profile formed from a “green institution”. Based the analyzes we consider that these studies produce and echo different discourses that are developed from "alliances strategies" of tensions or disputes among researchers from EA around this theme.

Descrição

Palavras-chave

Ambientalização nas instituições de ensino superior, Teses e dissertações em Educação Ambiental, Estado da arte, Ambientalización en instituciones de educación superior, Tesis de maestría y de doctorado en Educación Ambiental, Estado del arte, Greening Higher Education, Theses and dissertations in Environmental Education, State-of-art

Como citar