Geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia: o potencial da caixa de areia para o ensino em vertentes

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Data

2021-07-28

Autores

Nascimento, Bruno Luiz

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In essence, this work seeks a new use of the pedagogical resource called Sandbox, which has already been validated in the scientific community in the study of geomorphology through research presented in several universities around the world. The general objective of this work is to evaluate the potential of the sandbox for teaching geography, extrapolating the topic of geomorphology and related to everyday issues such as floods and floods. For this it was necessary to carry out a theoretical survey about school cartography, urban issues related to the proposed theme, a study of alternative materials that can be used in construction, as well as their calibration, and finally a demonstration was held for a focus group of teachers of the basic education network in the final years of elementary and high school to the proposed theme, thus achieving a basis for a discussion on the possibilities of using the resource in view of the proposals listed in this work and it is proven that the sandbox has a high potential for teaching the concepts of floods and floods and many others.
Esse trabalho busca em sua essência um novo uso do recurso pedagógico denominado Caixa de areia (Sandbox), já validado no meio científico no estudo de geomorfologia através de pesquisas apresentadas em diversas universidades pelo mundo. O objetivo geral deste trabalho é avaliar o potencial da caixa de areia para o ensino de geografia, extrapolando o tema geomorfologia e relacionado às questões cotidianas como enchentes e enxurradas. Para isso foi necessário realizar um levantamento teórico acerca da cartografia escolar, das problemáticas urbanas relacionado ao tema proposto, um estudo dos materiais alternativos que poderão ser utilizados na construção, assim como sua calibração, e pôr fim foi realizada uma demonstração para um grupo focal de professores da rede básica de ensino dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio ao tema proposto, conseguindo assim embasamento para uma discussão sobre as possibilidades de uso do recurso perante as propostas elencadas por esse trabalho e comprovado que a caixa de areia tem um alto potencial para o ensino dos conceitos de enchentes e enxurradas e muitos outros.

Descrição

Palavras-chave

Geografia, Cartografia escolar, Enchentes, Enxurradas, Realidade Aumentada

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