O que mostram as pesquisas brasileiras sobre violência escolar (2011-2018)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-26

Autores

Duarte, Francielle Maria Gonçalves

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A violência é um fenômeno complexo. Olhá-la dentro de diferentes perspectivas, através de diferentes estudos, oferece elementos para a enfrentarmos. Na sua maioria, esses estudos fazem análises por perspectivas sociais ou psicológicas, entendendo a causa da violência como o resultado do entorno ou da vulnerabilidade de certos jovens. Embora não devam ser desconsideradas, muitas conclusões dão a impressão de que não há alternativas para lidar com os problemas do dia a dia. O estudo em questão apresenta o levantamento em uma biblioteca eletrônica, que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, de pesquisas publicadas entre os anos 2011 a 2018 que abordam questões relacionadas a violência escolar, a fim de conhecer sobre este assunto e suas abordagens. Considerando o período mencionado e artigos apenas em português, foram utilizados 14 artigos para o estudo, estes apresentavam temáticas sobre violência divulgada pela mídia, violência contra docentes, mediação de conflitos, disciplina, escola e polícia, percepção de violência escolar, sugestões de ações de combate a violência escolar e bullying.
Violence is a complex phenomenon. Looking at it from different perspectives, through different studies, offers elements to face it. Most of these studies analyze from social or psychological perspectives, understanding the cause of violence as the result of the environment or vulnerability of certain young people. Although they should not be disregarded, many conclusions give the impression that there are no alternatives for dealing with everyday problems. The study in question presents the survey in an electronic library, which covers a selected collection of Brazilian scientific journals, of research published between the years 2011 to 2018 that address issues related to school violence, in order to learn about this subject and its approaches. Considering the mentioned period and articles only in Portuguese, 14 articles were used for the study, these presented themes about violence reported by the media, violence against teachers, conflict mediation, discipline, school and police, perception of school violence, suggestions for actions of combats school violence and bullying.

Descrição

Palavras-chave

Violência, Escola, Alunos, Pesquisas

Como citar