Educação ambiental e permacultura: diálogos com o grupo Semente Viva, UNESP-Rio Claro

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-10

Autores

Bassan, Heitor [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa em foco, tem o intuito primaz de relatar as ações pedagógicas realizadas pelo Grupo de extensão Semente Viva, formado por estudantes da UNESP-Rio Claro. Para tanto, faz uso de recursos metodológicos a partir das premissas da pesquisa investigativa qualitativa com aportes etnográficos afim da realização de um registro histórico. Com base nos documentos gerados nas reuniões do grupo de extensão, as ATAS e monografias de integrantes realizadas anteriormente, foi relatado a importância deste coletivo para o ambiente universitário e comunitário. Para tanto, considerou-se o recorte temporal de 2012 a 2019 e as atividades que mais foram realizadas e repetidas nesse período com base nas vivências narradas em atas, fonte central dos dados coletados. Uma das características a serem destacadas neste coletivo é o exercício constante da autonomia e cooperação, visando a sustentabilidade e as práticas pedagógicas atreladas a as pétalas da flor da permacultura como parte da práxis de uma educação ambiental crítica. O grupo de extensão Semente Viva propicia oportunidade de formação e atuação como educador-educando no dia a dia escolar através da troca de saberes e do brincar.
The research in focus is primarily intended to report the pedagogical actions carried out by the Semente Viva extension group, formed by students from UNESP-Rio Claro. Therefore, it makes use of methodological resources from the premises of qualitative investigative research with ethnographic contributions in order to carry out a historical record. Based on the documents generated in the extension group meetings, the ATAS and monographs of members carried out previously, the importance of this collective for the university and community environment was reported. Therefore, the time frame from 2012 to 2019 and the activities that were most performed and repeated during this period were considered, based on the experiences narrated in the minutes, the central source of the collected data. One of the characteristics to be highlighted in this collective is the constant exercise of autonomy and cooperation, aiming at sustainability and pedagogical practices linked to the petals of the permaculture flower as part of the praxis of critical environmental education. The Semente Viva extension group provides an opportunity for training and acting as an educator-learner in everyday school life through the exchange of knowledge and playing.

Descrição

Palavras-chave

Crise sociambiental, Educação ambiental, Alfabetização ecologica, Pesquisa-ação, Permacultura, Socio-environmental crisis, Environmental education, Ecological literacy, Permaculture, University extension, Action research

Como citar