Estudo da interferência do fator externo velocidade na avaliação da superfície de pavimentos asfálticos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08

Autores

Almeida, Mariana Barberato

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Managing pavements is essential for determining the right time and type of intervention, in order to maximize investments and ensure safe and comfortable operating conditions for users. The assessment of pavements is an important step in this management. Among the parameters to determine the quality of a pavement, the functional and structural models stand out. The Subjective Evaluation method, object of this work, is functional and determines the Current Useful Value of pavements according to the users' opinion. As it is linked to comfort conditions, the subjective evaluation can add factors not directly linked to pavement quality, such as those related to the operation, some of which are the vehicle's operating speed and the position of the evaluator within it. This work analyzes the influence of the external factor velocity on the grade assigned to the pavement. The results obtained showed that the perception of the influence of speed is felt when the stretch has greater rolling comfort. Furthermore, in a stretch with less comfort, there is greater difficulty felt by the evaluators during the analysis.
Gerenciar pavimentos é essencial para a determinação do momento e do tipo adequado de intervenção, de forma a maximizar os investimentos e garantir condições operacionais seguras e confortáveis aos usuários. A avaliação dos pavimentos é uma importante etapa dessa gerência. Dentre os parâmetros para determinar a qualidade de um pavimento, destacam-se os modelos funcionais e estruturais. O método de Avaliação Subjetiva, objeto deste trabalho, é funcional e determina o Valor de Serventia Atual de pavimentos asfálticos de acordo com a opinião dos usuários. Por estar vinculada às condições de conforto, a avaliação subjetiva pode agregar fatores não diretamente vinculados à qualidade do pavimento, como os relacionados à operação, sendo alguns deles a velocidade operacional do veículo e a posição do avaliador dentro dele. Este trabalho analisa a influência do fator externo velocidade na nota atribuída ao pavimento. Os resultados obtidos demonstraram que a percepção da influência da velocidade é sentida quando o trecho apresenta um maior conforto ao rolamento. Além disso, em um trecho com menor conforto, há uma maior dificuldade sentida pelos avaliadores durante a análise.

Descrição

Palavras-chave

Pavement management, Subjective evaluation, Current use value, Gerência de pavimentos, Avaliação subjetiva de pavimentos, Valor de serventia atual

Como citar