O caráter político-pedagógico da luta pela terra: a experiência do acampamento Cipó Cortado – Senador La Rocque (MA)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-07-10

Autores

Silva, Gilvânia Ferreira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o caráter político-pedagógico da luta pela terra. Em particular, a ocupação da terra como prática educativa e, sobretudo, a dimensão pedagógica nas ações concretas dos camponeses sem-terra. Neste contexto, destacam-se as aprendizagens dos camponeses em luta de resistência, nos conflitos e nas suas experiências de organização política e ofensiva emancipatória. Os sujeitos desta pesquisa são os camponeses sem-terra do acampamento Cipó Cortado, no município de Senador La Rocque (MA). O estudo está estruturado em três dimensões para que possa contemplar o conhecimento do objeto e a relação com os sujeitos: 1. Luta pela terra; 2. Acampamento Cipó Cortado, expressão de luta emancipatória; 3. Caráter político-pedagógico da luta pela terra. A metodologia adotada foi a observação participante e entrevistas semiestruturadas com sujeitos do acampamento em estudo. O resultado da pesquisa aponta que a luta pela terra significa o momento de rompimento de uma trajetória de subordinação ao latifúndio e de uma vida de subserviência e exploração do trabalho, rompendo com a cerca de arame farpado que separa o camponês da sua terra de recriação da vida. O que lhe possibilita o reaprender a construir a vida no campo e se constituir enquanto sujeito em um processo de aprendizagem na experiência histórica da luta camponesa e do MST, participando coletivamente da libertação da terra, do trabalho e da subjetividade camponesa.
This research has as objective to analyse the political-pedagogical character of the struggle for land in Brazil. Particularly is focused on land occupation as an expression of educational praxis and, above all, the pedagogical dimension of the concrete actions taken by landless peasants. In this context, it is underlined the learning by peasant in their struggle for resistance, the conflicts and their experiences, the political organization and the emancipatory offensive. The subjects of this research are the landless peasants of the Cipó Cortado camp, located at the municipality of Senador La Rocque – state of Maranhão. The study is structured in three dimensions that comprehend the knowledge of the object and the relationship with the subjects: 1. Struggle for land; 2. The Cipó Cortado camp, expression of the emancipatory struggle; 3. Political-pedagogical character of the struggle for land. The methodology adopted was the participatory observation, semi-structured interviews with the subjects from the camp on focus. The results points that the struggle for land means the moment of breakout with a trajectory of subordination to the latifúndio and of a life of subservience and exploitation of work, breaking the wired fence that prevents the peasants of having access to their land of recreating life, enabling the possibility to relearn to build a life in rural areas, building themselves as subjects of a learning process coming from the historical process of the peasant struggle and MST, participating collectively to see the liberation of the land, work and peasant subjectivity.
La investigación tiene como objetivo hacer una reflexión sobre el carácter políticopedagógico de la lucha por la tierra en Brasil. En particular, sobre las ocupaciones de tierra como práctica educativa, y sobretodo, estudiar la dimensión pedagógica de las acciones concretas de los campesinos sin tierra. En este contexto, se destaca el aprendizaje de los campesinos en lucha de resistencia, los conflictos y sus experiencias en la organización política y la ofensiva emancipadora. Los sujetos de esta investigación son los campesinos sin tierra del campamiento Cipó Cortado, en el municipio de Senador La Rocque, estado do Maranhão. El estudio está estructurado en tres dimensiones que contemplan el conocimiento del objeto y la relación con los sujetos: 1. Lucha por la tierra, 2. Campamento Cipó Cortado, expresión de la lucha emancipadora, 3. Carácter político-pedagógico de la lucha por la tierra. La metodología adoptada fue la observación participante, entrevistas semi estructuradas con sujetos del campamento en estudio. El resultado de la investigación apunta que la lucha por la tierra significa el momento de ruptura con una trayectoria de subordinación al latifundio y de una vida de sumisión y explotación del trabajo, rompiendo con las cadenas que separan el campesino de su tierra de multiplicación de la vida, que posibilita el reaprender a construir la vida en el campo, constituyéndose en cuanto sujeto en un proceso de aprendizaje de la experiencia histórica de la lucha campesina y del MST, participando de forma colectiva de la liberación de la tierra, del trabajo y de la subjetividad campesina.

Descrição

Palavras-chave

Luta pela terra, Caráter político-pedagógico, Acampamento Cipó Cortado, Struggle for land, Political-pedagogical character, Cipó Cortado camp, Lucha por la tierra, Carácter político-pedagógico, Campamento Cipó Cortado

Como citar