A socioeducação em questão um estudo sobre a percepção dos profissionais de uma instituição de privação de liberdade para adolescente sobre a afetividade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-09-10

Autores

Toledo, Priscila Laissa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar os afetos presentes no cotidiano dos profissionais que atuam na socioeducação, em especial, na medida de internação executada em um Centro Socioeducativo- CENSE. Partimos do entendimento que os afetos estão presentes em todas as vivências do sujeito, sendo fundamental para a construção dos significados pessoais e atuando como um catalisador das relações inter e intrapessoais. Deste modo, nossas ações e nosso fazer profissional estão permeados pelos afetos. Nesse sentido, buscamos analisar quais afetos estão presentes na relação entre o profissional e o adolescente em cumprimento da medida socioeducativa de internação. Nosso olhar parte de uma perspectiva histórica; com isso, inicialmente fizemos um levantamento de como se construiu e se consolidou nossa legislação e políticas públicas para o público infanto juvenil, afunilando para os adolescentes autores de atos infracionais. Notamos que na história das políticas voltadas à criança e ao adolescente, as ações eram pautadas no abrigamento deste público. Mudanças ocorreram até chegarmos na medida de internação tal como a temos hoje. A pesquisa realizada partiu da perspectiva da análise institucional, na qual a realidade social e organizacional pode ser compreendida por meio dos discursos e práticas dos sujeitos. Assim, ao analisar esses elementos em nossa pesquisa, pode-se entender e saber quais os afetos presentes nas relações, coadunando essa perspectiva teórica ao mesmo tempo em que nos utilizamos da abordagem etnográfica para nos conduzir neste processo. Este método se insere no campo das pesquisas qualitativas e busca compreender o fenômeno estudado de uma maneira total. Noutras palavras, a pesquisa etnográfica estuda uma cultura de um grupo e os elementos presentes que compõem todo o grupo. Neste tipo de pesquisa é importante que o pesquisador se insira no ambiente estudado, para assim fazer parte do grupo e tentar compreender os significados existentes no cotidiano do local. Este elemento colaborou com a proposta da pesquisa, visto a atuação que a pesquisadora teve como psicóloga na unidade socioeducativa em questão. Para obtenção dos dados, dividimos a coleta em dois momentos: primeiro, por meio do instrumento diário de campo; e segundo, a partir de entrevistas com os socioeducadores. Em nossas análises, identificamos três afetos presentes na relação com os adolescentes; o medo, a raiva e a frustração. Medo do adolescente, visto que ele é um transgressor da lei e estaria lá por ser perigoso; a raiva e a frustração em virtude de o adolescente receber todo o cuidado e ser sujeito de atenção, enquanto os profissionais estariam desassistidos pelo Estado.
This research sought to analyze the affections present in the daily lives of professionals who work in socio-education, especially in the measure of hospitalization carried out in a Socioeducational Center - CENSE. We start from the understanding that affections are present in all experiences of the subject, being fundamental for the construction of personal meanings and acting as a catalyst for inter and intrapersonal relationships. This way, our actions and our professional practices are permeated by affections. In this sense, we sought to analyze which affections are present in the relationship between the professional and the adolescent in compliance with the socio-educational measure of hospitalization. Our view starts from a historical perspective; with this in mind, we initially carried out a survey on how our legislation and public policies for children and youth were constructed and consolidated, narrowing down to teenagers who committed criminal acts. We note that in the history of policies aimed at children and adolescents, actions were based on sheltering this public. Changes occurred until we reached the hospitalization measure as we have it today. The research started from the institutional analysis perspective, in which the social and organizational reality can be understood through the subjects' discourses and practices. Thus, when analyzing these elements in our research, it is possible to understand and know which affections are present in the relationships, matching this theoretical perspective while using the ethnographic approach to guide us in this process. This method is part of the field of qualitative research and seeks to fully understand the phenomenon studied. In other words, ethnographic research studies the culture of a group and the elements present that make up the whole group. In this type of research, it is important that the researcher enters the studied environment, to then be part of the group and try to comprehend the existing meanings in local daily life. This element collaborated with the research proposal, given the role that the researcher had as a psychologist in the socio-educational unit in question. To obtain the data, we divided the collection into two moments: first, through the instrument field diary; and second, from interviews with socio-educators. In our analyses, we identified three affects present in the relationship with adolescents; fear, anger and frustration. Fear of the teenager, as they are lawbreakers and would be there for being dangerous; the anger and frustration due to the adolescent receiving all the care and being the subject of attention, while the professionals would be neglected by the State.

Descrição

Palavras-chave

Afeto, Socioeducação, Centro Socioeducativo, Analise Institucional, Pesquisa etnografica

Como citar