Avaliação da faixa de deposição em função do modelo de aeronave e volume de calda aplicado

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Data

2021-09-08

Autores

Althman, Michael Patrick Ferreira

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Com passar dos anos a modalidade de aplicação aérea está cada vez mais usual e necessária para aplicar os produtos fitossanitários no combate às pragas, doenças e plantas daninhas. Os aviões agrícolas podem ser dimensionados e equalizados de acordo com as características técnicas das aplicações, oferecendo uma excelente qualidade na aplicação e ao mesmo tempo um elevado rendimento operacional que garantem maior eficiência das aplicações aéreas. O objetivo da pesquisa foi avaliar a faixa de deposição de diferentes modelos de aeronaves agrícolas em função do volume de calda aplicado. Foram analisadas 133 configurações em 62 aeronaves agrícolas em 7 estados brasileiros em eventos denominados “Inspeções de Faixa de Deposição (IFD)”, o qual utiliza o método de espectrofotometria de fio baseada na norma ASAE S386.2 (ASAE, 2018). Para desenvolver uma análise exploratória dos dados, estes foram distribuídos por marca e modelos de aeronaves, dentro de cada modelo estudou- se o volume de aplicação, separando-o em classes de 0 a 10, 11 a 20, 21 a 30 L ha-1 e a faixa deposição efetiva. Aplicou-se a análise de componentes principais a fim de quantificar a importância de cada variável na variabilidade dos dados e as correlações entre elas. Dos modelos de aeronaves avaliados, o AT-502 proporcionou maior faixa de deposição efetiva com 30 a 35 metros de largura, em seguida o modelo AT-402 obteve uma faixa de 25 a 30 m e modelo nacional o Ipanema 203 obteve uma faixa de deposição na escala de 20 a 25 m. Ipanema 202 e Cessna AG-188 faixa efetiva entre 15 e 20 m de largura. O aumento da faixa de deposição também está relacionado ao menor volume de aplicação, onde os volumes de aplicação menor (0 – 10 L ha-1), proporciona- se maiores larguras de faixas e o oposto é inversamente proporcional, isso se replica para todos os modelos analisados.
Over the years, the aerial application modality has become more and more common and necessary to apply phytosanitary products to combat pests, diseases, and weeds. Agricultural aircraft can be dimensioned and equalized according to the technical characteristics of the applications, offering excellent quality in the application and at the same time a high operational efficiency that guarantee greater efficiency in aerial applications. The objective of the research was to evaluate the effective swath width of different models of agricultural aircraft as a function of the spray volume applied. A total of 133 configurations in 62 agricultural aircraft in 7 Brazilian States were analyzed in so-called “Effective swath width Inspection system (IFD)”, which uses the string spectrophotometry method based on the ASAE S386.2 standard (ASAE, 2018). To develop an exploratory analysis of the data, these were distributed by manufacturer and models of aircraft, within each model studied the spray volume, split it into classes from 0 to 10, 11 to 20, 21 to 30 L ha-1 and the effective swath width. A main component analysis was applied in order to quantify the importance of each variable in the data variability and the correlations between them. The AT-502 provided the largest effective swath width with 30 to 35 meters; the AT-402 model generated an effective swath width of 25 to 30 m; the Ipanema 203 generated an effective swath width from 20 to 25 m; and both the Ipanema 202 and the Cessna AG-188 generated an effective swath width between 15 and 20 m. The increase in the effective swath width is also related to lower values of spray volume. Lower spray volumes (0 - 10 L ha-1) provides larger swath widths and the opposite is true.

Descrição

Palavras-chave

Aplicação aérea, Inspeção da faixa de deposição, Tecnologia de aplicação, Aerial application, Application technology, Inspection of the effective swath width

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