Economia criativa, empreendedorismo e comunicação: um estudo do caso da "Feira de Economia Criativa de de Bauru/SP em tempos de pandemia"

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-02-18

Autores

Romera, Beatriz Bianchi

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The main objective of this paper is to describe how the entrepreneurs of the Creative Economy Fair in Bauru organized themselves to face the crisis caused by the Covid-19 pandemic, highlighting communication as an element that induces their actions. For this investigative path, exploratory and descriptive research was used, being applied in two stages. In the first stage, the conceptual foundation was developed based on the concepts of creative economy, entrepreneurship and the use of communication for collaboration. In the second stage, a case study has already been carried out through the application of a semi-structured interview with the creator of the Fair and, as a method of interpretation, based on the precepts of Content Analysis. Among the main results, we can highlight that through a cooperative system and a collaborative network, the entrepreneurs of the Bauru Economy Fair articulated communication as the basis of their actions in the midst of the pandemic and, in this way, managed to make their business virtual presence. Communication and collaboration were essential to keep the Fair active, even with the difficulties presented in the face of the crisis caused byCovid-19.
O presente trabalho tem como objetivo principal descrever como os empreendedores da Feira de Economia Criativa de Bauru se organizaram para enfrentar a crise provocada pela pandemia da Covid-19, destacando a comunicação como elemento indutor de suas ações. Para tal percurso investigativo, utilizou-se de pesquisa do tipo exploratória e descritiva, sendo aplicada em duas etapas. Na primeira etapa desenvolveu-se a fundamentação conceitual com base nos conceitos de economia criativa, empreendedorismo e no uso da comunicação para a colaboração. Na segunda etapa, já se realizou um estudo de caso por meio de aplicação de entrevista semiestruturada com a idealizadora da Feira e, como método de interpretação, apoiou-se nos preceitos da Análise de Conteúdo. Dentre os principais resultados podemos destacar que por intermédio de um sistema cooperativo e uma rede colaborativa, os empreendedores da Feira de Economia de Bauru articularam a comunicação como base de suas ações em meio à pandemia e, dessa forma, conseguiram com que os seus negócios tivessem presença virtual. A comunicação e a colaboração foram essenciais para manter a Feira de forma ativa, mesmo com as dificuldades apresentadas diante da crise provocada pela Covid-19.

Descrição

Palavras-chave

Creative economy, Entrepreneurship, Communication, Economia Criativa, Empreendedorismo, Comunicação, Covid-19, Bauru (SP)

Como citar