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dc.contributor.advisorMelo, Tatiana Massaroli de [UNESP]
dc.contributor.authorMiranda, André Araújo [UNESP]
dc.date.accessioned2021-11-16T17:21:19Z
dc.date.available2021-11-16T17:21:19Z
dc.date.issued2021-09-29
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/215122
dc.description.abstractO consumo na sociedade contemporânea está cada vez mais baseado em ferramentas que se utilizam de algoritmos digitais, exercendo influência nas escolhas dos usuários. Considerando que o consumidor é formado socialmente, estudar como as informações advindas dessas ferramentas afetam os gostos e as preferências das pessoas é fundamental para verificar como o padrão de consumo pode ser moldado. Este trabalho possui o objetivo de demonstrar como os algoritmos digitais possuem a capacidade de influenciar o comportamento humano, e mais especificamente, o padrão de consumo. A pesquisa é teórica e possui natureza qualitativa, utilizando-se de leituras das economias institucional e evolucionária para o embasamento teórico. Para atingir o objetivo proposto, é demonstrado como efeitos específicos impactam as preferências do consumidor. O efeito bolha, que faz o usuário ser exposto a produtos e serviços de acordo com suas preferências, é apresentado por meio da literatura da cultura do algoritmo. Em seguida, é definido o efeito difusão, aquele que faz com que o usuário seja exposto a produtos e serviços com alguma tendência externa aos seus gostos. Ao final do trabalho, é apresentada uma síntese do efeito dos algoritmos digitais sobre o comportamento do consumidor por meio do realismo crítico.pt
dc.description.abstractConsumption in contemporary society is increasingly based on the use of digital algorithms, exerting influence on the choices of the users. Considering that the consumer is socially formed, studying how the information obtained from softwares with these algorithms affects the preferences of the people, it is essential to verify how the consumption pattern can be shaped. This work aims to demonstrating how digital algorithms have the capacity to influence human behavior, and more specifically, consumption pattern. This research is theoretical and qualitative, using the literature of institutional and evolutionary economics as its theoretical underpinning. To achieve the objective, it is demonstrated specific effects that impacting consumer preferences. The bubble effect, that make the user be exposed to products and services according to her preferences, is presented by the literature of the algorithm culture. Next, it is defined the diffused effect, that make the user be exposed to products and services with some external tendency. At the end of the work, a synthesis of the effect of the digital algorithms on consumer behavior is presented by means of critical realism.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectEconomia Institucionalpt
dc.subjectEconomia Evolucionáriapt
dc.subjectPreferências do Consumidorpt
dc.subjectEvolutionary Economicspt
dc.subjectInstitutional Economicspt
dc.subjectConsumptionpt
dc.titleEconomias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.pt
dc.title.alternativeInstitutional and evolutionary economics: digital algorithms influencing human behavior and consumption pattern.pt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
unesp.graduateProgramEconomia - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEconomiapt
unesp.researchAreaEconomia Institucionalpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.capes33004030080P0
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
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