Efeitos do hidrogênio na corrosão localizada de ligas de alumínio

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Data

2019-12-09

Autores

Santos, Rodrigo Marques dos

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A soldagem por fricção e mistura (FSW-Friction Stir Welding) é um método de soldagem de ligas de alumínio com elevada resistência mecânica empregadas em estruturas na indústria aeronáutica e automotiva. Nas ligas de alumínio não é possível soldar as peças por fusão convencional como plasma, Tungsten Inert Gas (TIG), Metal Inert Gas e Metal Active Gas (MIG/MAG) por apresentarem defeitos na fusão, como porosidades, trincas de solidificação e fusão no contorno do grão. A solda por FSW não envolve fusão, mas modifica a microestrutura dos metais bases devido aos efeitos térmicos e mecânicos, gerando quatro regiões distintas: a) metal base (MB), b) zona termomecanicamente afetada (ZTMA), zona termicamente afetada (ZTA) e zona de mistura (ZM). Neste trabalho, foram estudadas o efeito da geração do hidrogênio na orrosão localizada de diferentes regiões das ligas AA2024 e AA7475 soldadas por FSW. O hidrogênio foi gerado na solução de H2SO4 0,5 mol/L e as curvas de polarização potenciodinâmica foram realizadas na solução de tampão borato (pH 7,0) + NaCl 0,010 mol/L aplicando sobrepotenciais de -0,1 V a 0,5 V a 1mV/s. Após os experimentos, foram registradas micrografias após 6 e 24 horas de geração de hidrogênio. Foi observado que a geração do hidrogênio promove corrosão nas diferentes regiões da solda das ligas, sendo mais evidenciada na ZM que é a região mais heterogênea, levando ao aumento na corrente de corrosão (icorr) e diminuição nos potenciais de corrosão (Ecorr).
Friction Stir Welding (FSW) is a method of welding high strength aluminum alloys used in structures in the aeronautical and automotive industry. In aluminum alloys it is not possible to weld parts by conventional fusion such as plasma, Tungsten Inert Gas (TIG), Metal Inert Gas and Metal Active Gas (MIG / MAG) as they have melt defects such as porosities, solidification cracks and melting in the alloy and grain outline. FSW welding does not involve fusion, but modifies the base metal microstructure due to thermal and mechanical effects, generating four distinct regions: a) unaffected base metal (BM), b) thermomechanically affected zone (TMAZ), heat affected zone (HAZ) and stir zone (SZ). In this work, we studied the effect of hydrogen generation on localized corrosion of different regions of AA2024 and AA7475 alloys welded by FSW. Hydrogen was generated in the 0.5 mol/L H2SO4 solution and the potentiodynamic polarization curves were performed in the borate buffer solution (pH 7.0) + 0.010 mol/L NaCl applying over-potentials of -0.1 V to 0, 5 V at 1mV/s. After the experiments, micrographs were recorded after 6 and 24 hours of hydrogen generation. It was observed that hydrogen generation promotes corrosion in the different regions of the alloy weld, being more evident in the ZM which is the most heterogeneous region, leading to an increase in corrosion current (icorr) and decrease in corrosion potentials (Ecorr).

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Palavras-chave

Ligas de alumínio, Corrosão, Solda por FSW

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