Reacionarismo, fundamentalismo cristão e classe média: pontos fundamentais para a vitória de Bolsonaro na eleição de 2018

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Data

2021-10-04

Autores

Santos, Inês Cristina dos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese pretende investigar três pontos fundamentais para a vitória de Jair Messias Bolsonaro para a Presidência da República em 2018. Para ilustrar tal fato, serão observados os contextos ideológicos e políticos. O recorte histórico que encontramos para melhor demonstrar nossa argumentação é de Junho de 2013 a Outubro de 2018. Estas datas são importantes pois são as que mais tiveram impacto na situação conjuntural brasileira e, fica mais evidente uma escalada, um crescimento dos discursos e manifestações de brasileiros que de conservadores apresentam-se efetivamente como reacionários. Para entender o discurso destes eleitores, faz-se necessário entender a questão de valores do candidato Jair Messias. É fato conhecido que existe desde a candidatura uma ala ideológica que apoia o Presidente e dentre eles, aparece como “guru” a figura de Olavo de Carvalho. Dessa forma, entendemos ser essencial apresentar as ideias do pseudo-filósofo no primeiro capítulo desta tese, além das manifestações que ocorreram entre Junho de 2013 até Abril de 2016. Também nos dedicamos a entender a questão dos valores do segundo grupo identificado como importante para o resultado eleitoral: os “evangélicos”. No entanto, entendemos que colocar a questão nesta “caixinha” é complexa do ponto de vista científico, tendo em vista a diferença entre o discurso dos pseudo-evangélicos (principalmente os ligados a teologia da prosperidade) e a denominação de quais seguidores destas religiões são evangélicos, de fato. Assim como a questão da generalização do termo “voto evangélico”, ocorre com o “voto da classe média”. Para tanto, no terceiro capítulo deste trabalho tentamos entender quem é a “classe média” no Brasil? O trabalho busca, portanto, responder: porque foram identificados os evangélicos, a classe média e a mídia como fatores essenciais para a vitória de Jair Messias Bolsonaro? Sustenta-se que: 1) o avanço de pautas feministas, de movimentos negros, LGBTQI+, entre outras tiveram uma reação de setores da sociedade que rejeitam essas liberdades individuais e que associaram estas pautas a partidos de esquerda, no Brasil. Para tanto, a ala ideológica, pautou os discursos do candidato que já correspondia a esta forma de pensar; 2) a questão das liberdades individuais estava “ferindo” as crenças cristãs e confrontando este estrato da sociedade. Não à toa o slogan de campanha é “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”. 3) Parte das camadas médias assimilaram o discurso de corrupção a partir da Operação Lava Jato e cresceu um movimento antipetista como se a causa de desvio de dinheiro do Estado fosse uma criação do Governo Petista, além da questão de classe que envolve a figura do principal líder do Partido dos Trabalhadores: Luiz Inácio Lula da Silva.
This thesis intends to investigate three fundamental points for the victory of Jair Messias Bolsonaro for the Presidency of the Republic in 2018. To illustrate this fact, the ideological and political contexts will be observed. The historical clipping that we found to better demonstrate our argument is from June 2013 to October 2018. These dates are important because they are the ones that had the most impact on the Brazilian situation and, an escalation, an increase in the speeches and manifestations of th at of conservatives present themselves effectively as reactionaries. To understand the speech of these voters, it is necessary to understand the question of values of candidate Jair Messias. It is a known fact that since the candidacy there has been an ideological wing that supports the President and among them, the figure of Olavo de Carvalho appears as a “guru”. Thus, we believe that it is essential to present the pseudo-philosopher's ideas in the first chapter of this thesis, in addition to the manifestations that took place between June 2013 and April 2016. We are also dedicated to understanding the issue of the values of the second group identified as important for the electoral result: the “evangelicals”. However, we understand that putting the question in this "box" is complex from a scientific point of view, given the difference between the discourse of pseudo-evangelicals (especially those linked to prosperity theology) and the denomination of which followers of these religions are evangelicals, in fact. Just as the question of the generalization of the term “evangelical vote”, occurs with the “middle class vote”. Therefore, in the third chapter of this work we try to understand who is the middle class in Brazil? Therefore, the work seeks to answer: why were evangelicals, the middle class and the media identified as essential factors for the victory of Jair Messias Bolsonaro? It is argued that: 1) the advance of feminist agendas, black movements, LGBTQI+, among others, had a reaction from sectors of society that reject these individual freedoms and that associated these agendas with left-wing parties in Brazil. For that, the ideological wing, guided the speeches of the candidate who already corresponded to this way of thinking; 2) the issue of individual liberties was “hurting” Christian beliefs and confronting this stratum of society. No wonder the campaign slogan is “Brazil above all and God above all”. 3) Part of the middle class assimilated the discourse of corruption from Operation Lava Jato and an anti-PT movement grew, as if the cause of the embezzlement of State money was a creation of the PT Government, in addition to the class issue that involves the figure of the principal leader of the Workers' Party: Luiz Inácio Lula da Silva.
Cette thèse entend investiguer trois points fondamentaux pour la victoire de Jair Messias Bolsonaro à la Présidence de la République en 2018. Pour illustrer ce fait, les contextes idéologiques et politiques seront observés. La coupure historique que nous avons trouvée pour mieux démontrer notre argumentation est de juin 2013 à octobre 2018. Ces dates sont importantes car ce sont celles qui ont eu le plus d'impact sur la situation brésilienne et, une escalade, une augmentation des discours et manifestations de celle des conservateurs se présentent effectivement comme réactionnaires. Pour comprendre le discours de ces électeurs, il faut comprendre la question des valeurs du candidat Jair Messias. C'est un fait connu que depuis la candidature il y a une aile idéologique qui soutient le président et parmi eux, la figure d'Olavo de Carvalho apparaît comme un « gourou ». Ainsi, nous pensons qu'il est essentiel de présenter les idées du pseudo-philosophe dans le premier chapitre de cette thèse, en plus des manifestations qui ont eu lieu entre juin 2013 et avril 2016. Nous nous attachons également à comprendre la question des valeurs. du deuxième groupe identifié comme important pour le résultat électoral : les « évangéliques ». Cependant, on comprend que poser la question dans cette "boîte" est complexe d'un point de vue scientifique, étant donné la différence entre le discours des pseudo-évangéliques (notamment ceux liés à la théologie de la prospérité) et la dénomination dont sont les adeptes de ces religions. évangéliques, en fait. De même que la question de la généralisation du terme « vote évangélique », se pose avec le « vote bourgeois ». Par conséquent, dans le troisième chapitre de cet ouvrage, nous essayons de comprendre qui est la classe moyenne au Brésil ? Dès lors, l'ouvrage cherche à répondre : pourquoi les évangéliques, la classe moyenne et les médias ont-ils été identifiés comme des facteurs essentiels de la victoire de Jair Messias Bolsonaro ? Il est avancé que : 1) l'avancée des agendas féministes, des mouvements noirs, LGBTQI+, entre autres, a eu une réaction des secteurs de la société qui rejettent ces libertés individuelles et qui ont associé ces agendas aux partis de gauche au Brésil. Pour cela, l'aile idéologique, a guidé les discours du candidat qui correspondait déjà à cette manière de penser ; 2) la question des libertés individuelles « blessait » les croyances chrétiennes et confrontait cette couche de la société. Pas étonnant que le slogan de la campagne soit « Le Brésil avant tout et Dieu avant tout ». 3) Une partie de la classe moyenne a assimilé le discours de corruption de l'opération Lava Jato et un mouvement anti-PT s'est développé, comme si la cause du détournement de l'argent de l'État était une création du gouvernement du PT, en plus de la question de classe qui implique la figure du principal leader du Parti des Travailleurs : Luiz Inácio Lula da Silva.

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Palavras-chave

Eleições presidenciais, Reacionarismo, Voto fundamentalista-cristão, Classe média, Antipetismo, Presidential elections, Reactionism, Christian fundamentalist vote, Middle class, Antipetism

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