Empreendedorismo jovem: estudo exploratório sobre os cursos de comunicação social da cidade de Bauru/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-02-23

Autores

Perez, Verônica

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This article aims to understand how Entrepreneurial Education can support young university students in Social Communication courses in Bauru / SP to prepare for the contemporary digital context of the labor market. For this, bibliographic research was developed to base the discussions about Communication in the digital environment, the concepts linked to the phenomenon of Entrepreneurship and Entrepreneurial Education, in addition to research applied with university students and coordinators of Social Communication courses. from the city of Bauru / SP on Entrepreneurial Education, mobilizing and impeding factors of Young Entrepreneurship and expectations regarding the profession. The results show that young university students consider the theme of entrepreneurship to be important, but are not satisfied with the way it is approached in the analyzed Higher Education Institutions (HEI). From the perspective of course coordinators, Entrepreneurial Education may be able to develop competencies essential to the contemporary job market and, therefore, should not be ignored in curricula and academic activities. In general, the need to develop critical thinking about the theme is highlighted, a factor highlighted as a point of attention in the courses studied.
O presente artigo tem como objetivo compreender como a Educação Empreendedora pode apoiar os jovens universitários dos cursos de Comunicação Social de Bauru/SP a se prepararem para o contexto digital contemporâneo do mercado de trabalho. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica a fim de embasar as discussões acerca da Comunicação na ambiência digital, os conceitos atrelados ao fenômeno do Empreendedorismo e da Educação Empreendedora, além de uma pesquisa aplicada com estudantes universitários e coordenadores dos cursos de Comunicação Social da cidade de Bauru/SP sobre Educação Empreendedora, fatores mobilizadores e impeditivos do Empreendedorismo Jovem e expectativas quanto à profissão. Os resultados apontam que os jovens universitários consideram a temática do empreendedorismo importante, mas não estão satisfeitos com a forma que é abordada nas Instituições de Ensino Superior (IES) analisadas. Já na perspectiva dos coordenadores de curso, a Educação Empreendedora pode ser capaz de desenvolver competências essenciais ao mercado de trabalho contemporâneo e, portanto, não deve ser ignorada nos currículos e em atividades acadêmicas. Nos aspectos gerais, ressalta-se a necessidade do desenvolvimento de um pensamento crítico acerca da temática, fator destacado como ponto de atenção nos cursos estudados.

Descrição

Palavras-chave

Young entrepreneurship, Entrepreneurial education, Social communication, Empreendedorismo jovem, Educação empreendedora, Comunicação social, Bauru (SP)

Como citar