A Educação de Jovens e Adultos no campo: um estudo a partir das capturas de concepções do trabalho pedagógico que embasam as experiências educativas de duas escolas no estado de Mato Grosso 2018-2019

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Data

2021-04-21

Autores

Santos, Edinéia Natalino da Silva

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo, a partir da concepção do trabalho pedagógico e do currículo, analisar experiências educativas relativas à Educação de Jovens e Adultos em duas escolas do campo no Estado do Mato Grosso, nos anos de 2018-2019. No percurso metodológico, recolhemos dados das práticas educacionais em educação de jovens e adultos, abordando o projeto pedagógico, o processo educacional e a dinâmica de constituição do educador em um território de fronteira demarcado pelo campo das intencionalidades e o campo das ações efetivas no cotidiano educacional. Formulamos a tese de que a educação de jovens e adultos consiste em uma modalidade de ensino perpassada por diversas especificidades em função dos diferentes contextos de vidas dos atores sociais a ela pertencente. Consequentemente, quando desenvolvida no meio rural evidencia, como todo ato educativo, dada intenção que se materializa via desenvolvimento e prática do trabalho pedagógico, cuja concepção é responsável pelos efeitos na vida da comunidade. Em nossas análises apresentamos a materialidade da composição do específico na relação entre educação e cultura, naquilo que ela oferece enquanto um conjunto de aspectos em implicações sobre a educação de jovens e adultos no contexto rural. Analisamos o projeto pedagógico, a prática educacional e os modos de atuação dos educadores nas duas experiências por nós selecionadas. A comprovação da especificidade da EJA no campo será complementada com o confronto entre saberes e fazeres próprios dos sujeitos envolvidos nos referidos processos educacionais.
This research aims, from the conception of pedagogical work and curriculum, to analyze educational experiences related to the Education of Youth and Adults in two schools in the field in the State of Mato Grosso, in the years 2018-2019. In the methodological path, we collect data from educational practices, in the education of young people and adults, addressing the pedagogical project, the educational process and the dynamics of the constitution of the educator in a border territory demarcated by the field of intentionalities and the field of effective actions in the educational daily life. We formulate the thesis that the education of young people and adults consists of a modality of teaching permeated by several specificities due to the different contexts of lives of the social actors belonging to it. Consequently, when developed in the rural environment, it shows, like every educational act, given the intention that materializes through the development and practice of pedagogical work, whose conception is responsible for the effects on community life. In our analyses we present the materiality of the composition of the specific in the relationship between education and culture, in what it offers as a set of aspects in implications for the education of young people and adults in the rural context. We analyze the pedagogical project, educational practice and the modes of action of educators in the two experiences selected by us. The proof of the specificity of the JaS in the field will be complemented with the confrontation between knowledge and actions of the subjects involved in these educational processes.

Descrição

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos, Projeto pedagógico, Processos de subjetivação, Youth and Adult Education, Pedagogical project, Processes of subjectivation

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