O pôr do sol de Panorama - SP: da percepção ao planejamento do turismo

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Data

2021-02-26

Autores

Inácio, Renan Ricardo Galdino

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This Course Conclusion Homework had as objective an investigation of the perception of tourists through the natural landscape 'sunset' of the Municipality of Tourism Interest of Panorama - SP and its attribution for tourism planning. In terms of specific objectives, it was expected to obtain a study of the Balneário Municipal space in order to observe focal points for watching the sunset, as well as developing strategic actions for planning this natural resource through the perception of visiting tourists. this space, that is, if the perceptible individual data proved the perception and potential of the sunset as a contemplative landscape, it would be possible to develop promising actions to direct managers on the development of this activity. The methodological procedures of this research were based on a theoretical/bibliographic framework with the following themes: perception; landscape; tourism planning. Along with quantitative and qualitative methods, a quantitative Scale of Indicators in scale and a qualitative Open and Closed Questionnaire were developed, both adequately structured to investigate the perception of tourists who visits the municipality and views the sunset landscape. The main purpose of the research was to provide consubstantiated results that a landscape has subjective value, which if treated in a planned way can become a resource for the tourist attraction widely publicized and appreciated by other people that in the future, will visit the city of Panorama. Therefore, after the acquisition and interpretation of datas in the results/discussions through structured graphics, it was possible to prove that tourists who visits the Balneário Municipal perceives and feels the landscape 'sunset' and that the landscape also means something beyond a simple landscape, as it conveys individual subjective feelings to each of the interviewees. Therefore, strategic ideas for planning actions were elaborated that can contribute positively to the constitution of the natural sunset resource as a future tourism attraction of Panorama to be offered, ideas that range from the elaboration of objectives and actions to programs and projects that can guide city managers in developing the activity. In terms of conclusion, the natural landscape 'sunset' is noticed by tourists who visits the Balneário Municipal and it is already contemplated without having an adequate physical structure of contemplation as a lookout, in addition to having subjective value to the interviewees and having the potential for the tourism managers consider and develop strategic planning actions capable of developing and consolidating this activity in the Município de Interesse Turístico de Panorama, contributing to the growth of tourism in the place.
O presente Trabalho de Conclusão de Curso possuiu como objetivo de estudo a investigação da percepção dos turistas mediante à paisagem natural ‘pôr-do-sol’ do Município de Interesse Turístico de Panorama - SP e sua atribuição para o planejamento do turismo. Em termos de objetivos específicos, esperou-se obter um estudo do espaço Balneário Municipal a fim de observar pontos focais de observação do pôr-do-sol, como também desenvolver ações estratégias para o planejamento deste recurso natural por meio da percepção dos turistas que visitam este espaço, isto é, se os dados individuas perceptíveis comprovassem o percebimento e potencial do pôr do sol como paisagem contemplativa, seria possível elaborar ações promissoras para direcionar os gestores sobre o desenvolvimento desta atividade. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa tiveram embasamento em um referencial teórico/bibliográfico com os seguintes temas: percepção; paisagem; planejamento turístico. Juntamente com métodos quantitativos e qualitativos, desenvolveu-se um Quadro de Indicadores quantitativo em escala e um Questionário de perguntas abertas e fechadas qualitativo, ambos adequadamente estruturados para investigar a percepção de turistas que visitam o município e visualizam a paisagem pôr-do-sol. O intuito principal da pesquisa foi proporcionar resultados consubstanciados de que uma paisagem possui valor subjetivo, que se tratado de modo planejado pode se transformar de recurso à atrativo turístico amplamente divulgado e apreciado por outras pessoas que visitarem futuramente o município de Panorama. Portanto, após a aquisição e interpretação dos dados nos resultados/discussões por meio de gráficos estruturados, foi possível comprovar que os turistas que visitam o Balneário Municipal percebem e sentem a paisagem ‘pôr do sol’ e que a paisagem também significa algo além de uma simples paisagem, pois transmite sentimentos individuais subjetivos a cada um dos entrevistados. Com isso, elaborou-se ideias estratégicas de ações de planejamento que podem contribuir positivamente para a constituição do recurso natural pôr do sol como um futuro atrativo turístico de Panorama a ser ofertado, ideias estas que vão desde a elaboração de objetivos e ações até programas e projetos que podem direcionar os gestores do município no desenvolvimento da atividade. Em termos de conclusão, a paisagem natural ‘pôr do sol’ é percebida pelos turistas que visitam o espaço Balneário Municipal e já é contemplada sem ter uma estrutura física adequada de contemplação como um mirante, além de possuir valor subjetivo aos entrevistados e ter potencial para que os gestores turísticos considerem e elaborem ações estratégicas de planejamento capazes de desenvolver e consolidar esta atividade no Município de Interesse Turístico de Panorama, contribuindo para o crescimento do turismo no local.

Descrição

Palavras-chave

Tourists, Landscape assessment, Turismo, Paisagens, Monumentos naturais, Turistas, Viajantes, Avaliação paisagística, Turismo e planejamento urbano

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