“Onde tem base, tem movimento” empresarial: análise da atuação dos atores privados do Movimento Todos Pela Base nas redes públicas estaduais da Região Sudeste

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Data

2021-11-26

Autores

Cóstola, Andresa

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), integra pesquisa interinstitucional (USP, UNESP, UNICAMP) desenvolvida no âmbito de estudos do GREPPE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional), e tem como objetivo investigar a atuação dos atores privados que compõe o Movimento Todos pela Base (MBNC) nas redes públicas estaduais de ensino da Região Sudeste, no período de 2013 a 2019, trazendo ao debate as influências que o setor privado tem causado na construção e significação do currículo nesse momento atual de reforma curricular. Para tanto, foram mapeados os programas de dimensão de privatização do currículo que estes atores têm implementado nas redes estaduais de ensino. Este mapeamento foi realizado nos sites das secretarias estaduais de educação do ES, RJ, MG e SP e no banco de dados do GREPPE “Mapeamento de atores privados na educação pública”. Os resultados propiciados pelos referenciais teóricos e pela análise dos dados do mapeamento indicam que o setor privado tem adentrado no sistema público de ensino com mais facilidade, em especial através de programas privatizadores do currículo, incidindo na sua construção e significação com implicações cada vez maiores no conteúdo pedagógico e na capacitação de professores, principalmente no âmbito do ensino médio, mostrando ainda, aumento significativo de programas iniciados em 2019, que pode estar relacionado com a aprovação da Base e seu prazo de implementação. Essas atuações se configuram em estratégias de relação entre as esferas pública e privada, que no nosso entendimento se caracterizam como um processo complexo de privatização da educação pública estadual no Brasil.
This research, financed by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), integrates interinstitutional research (USP, UNESP, UNICAMP) developed within the scope of studies of GREPPE (Group of Studies and Research in Educational Policy), and the aims to investigate the performance of the private agents that are part of the Movement for the National Common Base (MBNC in the original Portuguese acronym) in state public schools in the Southeast Region, from 2013 to 2019. Bringing to the debate the influences that the private sector has caused in the construction and sense of the curriculum, in this current moment of curricular reform. For this, the programs of dimension of curriculum privatization that these agents have implemented in state schools were mapped. This mapping was carried out on the websites of the state departments of education in ES, RJ, MG and SP and in the GREPPE database “Mapping private actors in public education”. The results obtained by the theoretical frameworks and by the mapping, indicate that the private sector has entered the public education system more easily, especially through programs that privatize the curriculum, focusing on the construction of the curriculum and its significance, with increasing implications for pedagogical content and teacher training, mainly in high school, showing, besides that, a significant increase in programs started in 2019, which may be related to the approval of the Base and its implementation deadline. These actions are configured in relationship strategies between the public and private sectors, which in our understanding are characterized as a complex process of privatization of state public education in Brazil.

Descrição

Palavras-chave

Privatização, Reformadores empresariais, Currículo, Base nacional comum curricular, Privatization, Business reformers, Curriculum, Common national curriculum base

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