Possibilidades do trabalho com funções matemáticas em um ambiente virtual de aprendizagem.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-11-09

Autores

Pereira, Priscila dos Santos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esse trabalho tem por intuito apresentar uma pesquisa sobre o aprendizado de funções em um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle. Utilizamos para estruturar nosso trabalho uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. O contexto da pesquisa foi o desenvolvimento de um curso de extensão à distância intitulado “Discutindo Funções de uma Variável a partir de um Ambiente Virtual de Aprendizagem”, realizado com os alunos do primeiro ano de Licenciatura de Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, no ano de 2019. Os dados foram obtidos a partir das respostas a um questionário proposto aos alunos participantes do curso, com objetivo de compreendermos a pergunta norteadora da pesquisa: quais as possibilidades que se mostram para a aprendizagem de conceitos relacionados à função de uma variável, por meio de um curso de extensão no ambiente Moodle?. A partir das análises realizadas, obtivemos duas categorias abertas: Atividades realizadas a partir de tecnologias digitais: o GeoGebra e as videoaulas e as Características do material disponibilizado. Podemos concluir que por meio do uso de videoaulas, do software GeoGebra e da elaboração de um bom material didático criam-se possibilidades para a aprendizagem em um ambiente virtual.
This work aims to present a research on learning functions in a virtual learning environment, Moodle. We use to structure our work a qualitative approach with a phenomenological focus. The context of the research was the development of a distance learning course entitled "Discussing Functions of a Variable from a Virtual Learning Environment", held with the students of the first year of Mathematics Degree at Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", from the faculty of Engineering of Guaratinguetá, in 2019. The data were obtained from the answers to a questionnaire proposed to the students participating in the course, in order to understand the guiding question of the research: what are the possibilities that are shown for the learning of concepts related to the function of a variable, through an extension course in the Moodle environment?. From the analyses made, we obtained two open categories: Activities based on digital technologies: GeoGebra and video classes and the characteristics of the material available. We can conclude that through the use of video lessons, the GeoGebra software and the elaboration of good didactic material possibilities are created for learning in a virtual environment

Descrição

Palavras-chave

Virtual environment, Teaching of functions, GeoGebra Software, Ambiente virtual, Ensino de funções, Software GeoGebra, Funções (Matemática), GeoGebra ( Software de computador), Ambientes virtuais compartilhados

Como citar