Espaços Infamiliares em Cornélio Penna: Uma Análise de A Menina Morta

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Data

2021-11-30

Autores

Guedes , Thiago Henrique [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo estabelecer um estudo sobre o romance A Menina Morta, de Cornélio Penna. De tal modo, partiremos de uma análise que procura compreender o romance sob três eixos: sua recepção crítica, sua composição espaço-temporal e a construção do insólito no livro. Do ponto de vista crítico, optamos por uma revisão sobre a obra, observando as recepções em sua época de publicação, nos anos 1950, e pela crítica contemporânea, atentando às pesquisas mais recentes sobre o romance. Em relação às hipóteses da pesquisa, no tópico relativo à espacialidade e à temporalidade, o texto faz uso de conceitos como o cronotopo, de Bakhtin, que auxilia na compreensão de uma visão de mundo e uma noção de tempo que estão representadas no romance através do espaço da Casa-Grande. Ainda relacionada ao ambiente, a pesquisa usa a compreensão bachelardiana da topoanálise, no sentido de entender o simbolismo que se encontra interligado à disposição de cômodos e objetos no interior da casa. Por fim, em relação à construção do insólito, o trabalho utiliza ferramentas da psicanálise para definir as relações entre as personagens e os ambientes. O conceito de “Infamiliar”, de Freud, e seus postulados sobre o luto e a melancolia são utilizados como mecanismos para o entendimento dos elementos insólitos presentes no livro, buscando observar como os traumas e os recalques evocam o sobrenatural, o medo e a interdição nas personagens do romance.
The present dissertation aims at establishing a study about the novel A Menina Morta (1954), by Cornélio Penna. Thus, we started from an analysis that seeks to understand the novel on three axes: its critical reception, its spatial-temporal composition, and the construction of the unusual within the book. From a critical perspective, the option chosen was for a review of the author and his work, both at the time of its publication, in the 1950s, and in contemporary times, by observing the most recent research on the novel. As to the hypotheses about spatiality and temporality, the project employs concepts such as Bakhtin's chronotope, which helps in the understanding of a worldview and notion of time that are represented in the novel through the space of the Casa-Grande. Additionally, on the ambiance subject, this research makes use of the Bachelardian understanding of topoanalysis, to understand the symbolism that is related to the arrangement of the rooms and objects indoors. Lastly, on the construction of the unusual, the work adopts tools from psychoanalysis to establish the relationships of the characters and ambiances. Freud's Uncanny concept and its postulates about mourning and melancholy are used as a mechanism for understanding the unusual elements present in the book, seeking to observe how traumas and repressions evoke the supernatural, fear, and interdiction in the characters of the novel.

Descrição

Palavras-chave

Cornélio Penna, Infamiliar, Cronotopo, Espaço, Tempo, Uncanny, Chronotope, Space, Time

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