Narrativas que se cruzam: o cuidado e o ser professor na escola pública

Imagem de Miniatura

Data

2019-10-29

Autores

Andreto, Vanessa Ribeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública”, teve como objetivo compreender como a perspectiva do cuidado humano se apresenta e se entrelaça ao processo de construção da identidade profissional docente de professores da escola pública. O estudo buscou responder a seguinte questão: seria a perspectiva do cuidado elemento importante no processo de construção da identidade docente de professores da escola pública? O referencial teórico assumido envolveu reflexões sobre o processo de feminização da profissão docente, contexto da escola pública e os dilemas enfrentados pelos professores, a compreensão acerca do significado acadêmico disposto nas pesquisas sobre ser professor, identidade profissional docente, os ciclos de vida e carreira docente e os aspectos da inatividade ligados ao processo de vivência da aposentadoria, como também a compreensão acerca da perspectiva do cuidado nas relações estabelecidas no contexto escolar. Esta pesquisa se apoiou na abordagem qualitativa e no trabalho com narrativa de vida de uma professora aposentada reingressante no magistério na Rede Municipal de Ensino de Dracena. O instrumento para produção dos dados foram cartas, que foram trocadas entre a pesquisadora e a professora em duas oportunidades. A história contada pela Professora Estela coopera para a compreensão de que o cuidado com o humano é elemento essencial na construção da identidade docente e permite a construção de sentidos e significados de ser professor, que visa colaborar para novas reflexões, que transcenderiam o discurso “pronto” e “aceitável”, transposto no meio acadêmico para a escola, sobre o sentido de ser professora da escola pública. Assim, os relatos nos levaram a considerar a perspectiva do cuidado, no sentido antropológico, determinante para o estabelecimento deste sentido. Não se trata de pensar o cuidado como objeto independente de nós, mas de pensar e falar sobre o cuidado como é vivido e se estrutura em nós mesmos. A perspectiva do cuidado se atrela ao sentido quando surge a existência de alguém ou de algo que possuam grande importância para o eu. A partir disso, passo então a me dedicar, a me dispor, a participar de seu destino, de seus sofrimentos e seus sucessos.
This work, linked to the line of research "Training Professionals in Education, Educational Policies and Public School", aimed to understand how the perspective of human care is presented and intertwined with the process of construction of the professional identity of teachers of public school teachers. The study sought to answer the following question: would the perspective of care be an important element in the process of constructing the teaching identity of public school teachers? The theoretical framework assumed involved reflections on the process of feminization of the teaching profession, the context of the public school and the dilemmas faced by teachers, the understanding of the academic meaning provided in research on being a teacher, professional teacher identity, the life cycles and teaching career and aspects of inactivity linked to the process of experiencing retirement, as well as the understanding of the perspective of care in the relationships established in the school context. This research was based on the qualitative approach and on the work with the narrative of life of a retired teacher who was reentering the teaching profession at the Dracena Municipal Education Network. The instrument for data production was letters, which were exchanged between the researcher and the teacher on two occasions. The story told by Professor Estela contributes to the understanding that care for the human is an essential element in the construction of the teaching identity and allows the construction of senses and meanings of being a teacher, which aims to collaborate with new reflections, which would transcend the “ready” speech.” and “acceptable”, transposed in the academic environment to the school, about the meaning of being a public school teacher. Thus, the reports led us to consider the perspective of care, in the anthropological sense, as a determinant for the establishment of this sense. It is not about thinking about care as an object independent of us, but about thinking and talking about care as it is experienced and structured in ourselves. The perspective of care is linked to the meaning when the existence of someone or something that has great importance for the self arises. From that, I start to dedicate myself, to be willing, to participate in its destiny, its sufferings and its successes
Este trabajo, vinculado a la línea de investigación "Formación de Profesionales en Educación, Políticas Educativas y Escuela Pública", tuvo como objetivo comprender cómo se presenta y entrelaza la perspectiva del cuidado humano con el proceso de construcción de la identidad profesional de los docentes de las escuelas públicas. El estudio buscó dar respuesta a la siguiente pregunta: ¿la perspectiva del cuidado sería un elemento importante en el proceso de construcción de la identidad docente de los docentes de las escuelas públicas? El marco teórico asumido involucró reflexiones sobre el proceso de feminización de la profesión docente, el contexto de la escuela pública y los dilemas que enfrentan los docentes, la comprensión del significado académico que brinda la investigación sobre el ser docente, la identidad profesional del docente, los ciclos de vida. y la carrera docente y aspectos de la inactividad vinculados al proceso de vivir la jubilación, así como la comprensión de la perspectiva del cuidado en las relaciones que se establecen en el contexto escolar. Esta investigación se basó en el enfoque cualitativo y en el trabajo con la narrativa de vida de un docente jubilado que estaba reingresando a la profesión docente en la Red Educativa Municipal Dracena. El instrumento para la producción de datos fueron las cartas, las cuales fueron intercambiadas entre el investigador y el docente en dos ocasiones. La historia contada por la profesora Estela contribuye a entender que el cuidado del ser humano es un elemento fundamental en la construcción de la identidad docente y permite la construcción de sentidos y significados del ser docente, lo que pretende colaborar con nuevas reflexiones, que trasciendan. el discurso “listo” y “aceptable”, transpuesto en el ámbito académico a la escuela, sobre el significado de ser maestro de escuela pública. Así, los informes nos llevaron a considerar la perspectiva del cuidado, en sentido antropológico, como un determinante para el establecimiento de este sentido. No se trata de pensar en el cuidado como un objeto independiente de nosotros, sino de pensar y hablar del cuidado tal como se vive y se estructura en nosotros mismos. La perspectiva del cuidado está ligada al significado cuando surge la existencia de alguien o algo que tiene gran importancia para uno mismo. A partir de ahí, empiezo a dedicarme, a estar dispuesto, a participar de su destino, de sus sufrimientos y de sus aciertos.

Descrição

Palavras-chave

Narrativas, Cuidado, Ser professor, Escola pública, Narratives, Care, Being a teacher, Public school, Cuidar, Ser docente, Escuela pública

Como citar