O trabalho interdisciplinar entre o serviço social e a psicologia no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

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Data

2021-11-29

Autores

Aguiar, Daniella Amaral

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa possui como objetivo analisar o trabalho interdisciplinar entre o Serviço Social e a Psicologia no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Compreende-se que a violência é um fenômeno complexo e se manifesta de diversas formas na infância e adolescência brasileiras, desse modo é necessário que o trabalho realizado contemple as mediações, contradições, totalidade e historicidade que envolve o fenômeno em si. Para tanto a interdisciplinaridade se apresenta como estratégia de articulação entre os saberes, que possibilita uma integração do conhecimento com a finalidade de se atingir um objetivo em comum àqueles que se propõem a praticá-la. Por meio da pesquisa de campo com a participação de cinco profissionais das áreas do Serviço Social e da Psicologia foram realizadas apreensões de dados e análises dos mesmos, pela perspectiva crítica. Os resultados adquiridos apontam que existe um distanciamento sobre o que as profissionais entendem por trabalho interdisciplinar, apresentam que limites e desafios são parte do cotidiano de trabalho, a sobrecarga, a burocratização dos serviços, a produtividade, a falta de tempo e de profissionais qualificados foram alguns identificados. Foi possível identificar possibilidades estratégicas para o fortalecimento do conhecimento crítico e propositivo, como caminho para a interdisciplinaridade, por meio da ocupação de espaços democráticos, o compromisso ético, a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, da justiça social, da cidadania e da efetiva garantia de direitos.
This research aims to analyze the interdisciplinary work between Social Service and Psychology in the care of children and adolescent victims of sexual violence. It is understood that violence is a complex phenomenon and manifests itself in various ways in Brazilian childhood and adolescence, so it is necessary that the work done contemplates the mediations, contradictions, totality and historicity that involves the phenomenon itself. To this end, interdisciplinarity is presented as a strategy for articulating knowledge, which enables the integration of knowledge in order to achieve a common objective for those who propose to practice it. Through field research with the participation of five professionals from the areas of Social Service and Psychology, data was collected and analyzed from a critical perspective. The acquired results indicate that there is a distance between what the professionals understand by interdisciplinary work, and present that limits and challenges are part of the daily work, the overload, the bureaucratization of services, productivity, the lack of time and qualified professionals were some identified. It was possible to identify strategic possibilities for the strengthening of critical and propositional knowledge, as a path to interdisciplinarity, through the occupation of democratic spaces, ethical commitment, defense of the rights of children and adolescents, social justice, citizenship and the effective guarantee of rights

Descrição

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Criança e Adolescente, Violência Sexual, Interdisciplinarity, Child and Adolescent, Sexual Violence

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