A apropriação da Pedagogia Histórico-Crítica em proposições pedagógicas no Ensino de Química

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-20

Autores

Santos, Letícia Maria dos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In order to contribute to the construction of Historical-Critical Pedagogy, the present study aims to analyze the master's and doctoral works that are guided by the CHP with regard to pedagogical propositions in Chemistry Teaching, to understand the appropriation of this theory in practice. teacher through a bibliographic survey in the Bank of Theses and Master's and Doctoral Dissertations (BDTD) and analysis of the results from the Dialectical Historical Materialism. To understand the relationship between theory in the classroom and the object of study, we used Marxist theoretical references such as Karl Marx, Friedrich Engels, György Márkus and Dermeval Saviani. The theory idealized and consolidated by Dermeval Saviani aims to provide the emancipation of the working class in terms of approaching the development of the human race from the appropriation of all historically accumulated knowledge. Due to the fact that pedagogical theory is recent in the area of science teaching, research indicates that its incorporation has been emptied in terms of its methodological framework, since pedagogy is based on the DHM and the dissociability of the 5 steps of pedagogy, there being a reductionism of its initial proposition. Therefore, it is important to understand how the CHP has been incorporated and appropriated for the advancement of the construction of this pedagogical theory in order to create increasingly concrete conditions to be transposed to the classroom. Thus, only one work was found in that area of knowledge, which demonstrates an existing concern about contributions in the light of this pedagogy. Certainly, we must collectively recognize the limits and potentialities to build a new dynamic of society.
De modo a contribuir para a construção da Pedagogia Histórico Crítica, o presente estudo tem como objetivo analisar os trabalhos de mestrado e doutorado que se orientam pela PHC no que diz respeito às proposições pedagógicas no Ensino de Química, para compreender a apropriação dessa teoria na prática docente por meio de um levantamento bibliográfico no Banco de Teses e Dissertações de Mestrado e Doutorado (BDTD) e análise dos resultados a partir do Materialismo Histórico Dialético. Para entender a relação da teoria na sala de aula no objeto de estudo, utilizou-se dos referenciais teóricos marxistas como Karl Marx, Friedrich Engels, György Márkus e Dermeval Saviani. A teoria idealizada e consolidada por Dermeval Saviani tem como finalidade de proporcionar a emancipação da classe trabalhadora em função da aproximação do desenvolvimento do gênero humano a partir da apropriação de todo conhecimento historicamente acumulado. Pelo fato de a teoria pedagógica ser recente na área de ensino de ciências, pesquisas indicam que a incorporação desta tem sido esvaziada no sentido de seu arcabouço metodológico, uma vez que a pedagogia tem como pressuposto o MHD e a dissociabilidade dos 5 passos da pedagogia, havendo um reducionismo de sua proposição inicial. Para tanto, é importante compreender em como a PHC tem sido incorporada e a apropriada para o avanço da construção dessa teoria pedagógica de modo a criar condições cada vez mais concretas para transpor à sala de aula. Desse modo, encontrou-se apenas um trabalho à referida área do conhecimento, o que demonstra uma preocupação já existente sobre as contribuições à luz desta pedagogia. Decerto, devemos reconhecer os limites e potencialidades de modo coletivo para construir uma nova dinâmica de sociedade.

Descrição

Palavras-chave

Pedagogia Histórico-Crítica, Proposições pedagógicas, Ensino de Química

Como citar