Informação estratégica para tomada de decisão: proposta de um modelo teórico numérico aplicado a ambientes de negócios

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-18

Autores

Gutierrez, Vania Cristina Pastri

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A informação estratégica se constitui em um elemento essencial para o processo decisório, uma vez que subsidia a tomada de decisão assertiva voltada ao negócio organizacional. Considera-se a informação como um ativo intangível que permeia a organização, constitui-se em fator primordial para a execução efetiva de todos os processos e atividades organizacionais. As organizações buscam incessantemente processos inovadores para se sobressaírem diante do mercado competitivo em que atuam e, assim, precisam estar em sintonia com as necessidades demandadas pelo mercado e pela sociedade e, para isso, é necessário desenvolver processos gerenciais eficientes e eficazes, gerando produtos e serviços inovadores que satisfaçam seus clientes. Nesse contexto, o uso e reuso da informação estratégica torna-se elementar para o sucesso da organização. A partir desses pressupostos, estabeleceu-se a seguinte questão norteadora: é possível elaborar um modelo teórico numérico visando identificar o valor da informação estratégica para os processos organizacionais, a partir de quatro indicadores-base: cultura informacional, gestão da informação, competência em informação e planejamento e desenvolvimento? Como objetivo geral definiu-se conceber um modelo teórico-numérico a partir da informação estratégica para aplicação no processo decisório em ambiente empresarial. A revisão de literatura possibilitou a análise de 10 Modelos de Gestão da Informação, 5 Modelos de Fluxos de Informação, 6 Modelos de Medição de Desempenho e 6 Modelos Teóricos Numéricos, embasando a construção do Modelo Teórico numérico proposto. No que tange aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualiquantitativa, do tipo descritiva-exploratória, e o método se refere ao Estudo de Caso Múltiplo. A coleta de dados foi realizada a partir de três fontes de evidências: entrevista estruturada, questionário aplicado apoiado na Escala de Likert e análise de documentos. No que se refere a análise de dados aplicou-se a triangulação de dados. Os resultados evidenciaram uma pluralidade de conceitos que alicerçam os processos gerenciais nas organizações, bem como o uso estratégico da informação pelos sujeitos organizacionais. Três empresas fizeram parte da pesquisa de campo, visando aplicar o estudo de caso e, posteriormente, apresentou-se a análise em relação a realidade de cada empresa. A aplicação do modelo teórico proposto, demonstrou que as organizações ‘A’ e ‘B’ possuem gestão voltadas à inovação e a organização ‘C’ possui gestão conservadora, além de poder ser aplicado em todas as organizações que tenham enfoque nas informações estratégicas. Os resultados demostram uma realidade desafiadora quanto a aplicação de métodos de gerenciamento apresentados pelos principais autores das áreas de Ciência da Informação e Administração.
Strategic information constitutes an essential element for the decision-making process, as it supports assertive decision-making focused on the organizational business. Information is considered an intangible asset that permeates the organization, it constitutes a primordial factor for the effective execution of all organizational processes and activities. Organizations are incessantly seeking innovative processes to stand out in the competitive market in which they operate and, thus, they need to be in tune with the needs demanded by the market and society and, for this, it is necessary to develop efficient and effective management processes, generating products and innovative services that satisfy your customers. In this context, the use and reuse of strategic information becomes essential for the organization's success. Based on these assumptions, the following guiding question was established: it is possible to develop a theoretical-numerical model aiming to identify the value of strategic information for organizational processes, based on four basic elements: informational culture, information management, information literacy and planning and development? As a general objective, it was defined to design a theoretical-numerical model based on strategic information for application in the decision-making process in a business environment. The literature review enabled the analysis of 10 Information Management Models, 5 Information Flow Models, 6 Performance Measurement Models and 6 Numerical Theoretical Models, supporting the construction of the proposed Numerical Theoretical Model. Regarding the methodological procedures, this is a qualitative and quantitative research, descriptive-exploratory, and the method refers to the Multiple Case Study. Data collection was carried out from three sources of evidence: structured interview, questionnaire based on the Likert Scale and document analysis. Regarding data analysis, data triangulation was applied. The results evidenced a plurality of concepts that underpin managerial processes in organizations, as well as the strategic use of information by organizational subjects. Three companies took part in the field research, aiming to apply the case study and, later, the analysis was presented in relation to the reality of each company. The application of the proposed theoretical model showed that organizations ‘A’ and ‘B’ have management focused on innovation and ‘C’ organization has conservative management, in addition to being able to be applied in all organizations that focus on strategic information. The results demonstrate a challenging reality regarding the application of management methods presented by the main authors in the areas of Information Science and Administration.

Descrição

Palavras-chave

Gestão da informação, Informação estratégica, Tomada de decisão, Modelo teórico-numérico, Information management, Decision-making, Strategic information, Theoretical-numerical model

Como citar

Gutierrez, Vania Cristina Pastri. Informação estratégica para tomada de decisão: proposta de um modelo teórico numérico aplicado a ambientes de negócios. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.