Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências

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Data

2022-01-12

Autores

Gimenez, Vitor Barbosa

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire.

Descrição

Palavras-chave

Música - Introdução e estudo, Estudantes, Violência na escola, Hegemonia, Educação musical, Marxismo, Violência escolar, Violência simbólica, Hegemonia, Music education, Marxism, School violence, Symbolic violence, Hegemony

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