Estratégias de diferenciação de produto e diversificação da produção na indústria de bebidas: um estudo de caso

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2022-10-04

Autores

Okimasu, Ticyanne Naomi

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As estratégias de diferenciação e diversificação da produção fazem com que uma empresa tenha uma vantagem competitiva em relação as outras e se destaque significativamente através das suas ações, dos seus produtos e dos seus serviços. O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as estratégias de diversificação da produção e diferenciação de produto em uma empresa da indústria de bebidas no Brasil, caso Ambev. Para tal, utilizou-se como base as teorias de competitividade, diferenciação e diversificação e temas correlacionados. Fez-se revisão sobre o setor de bebidas, bem como coleta de dados em: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIA); Euromonitor International; Associação Brasileira de bebidas (Abrabe). Quanto à empresa objeto, fez-se coleta de informações no site da empresa e no relatório anual. Os resultados obtidos mostram que a empresa adota estratégias de diversificação (geográfica, horizontal, vertical e concêntrica), a fim de diminuir sua dependência em relação a outros elos da cadeia, assim como ampliar seu market share, e de diferenciação de produto (horizontal e vertical) para melhor atender a especificidades requeridas pelo mercado consumidor e, assim, se manter líder no mercado.
Differentiation and production diversification strategies make a company have a competitive advantage over others and stand out significantly through its actions, products and services. The present work aims to identify and analyze the strategies of production diversification and product differentiation in a company in the beverage industry in Brazil, Ambev case. To this end, the theories of competitiveness, differentiation and diversification and related themes were used as a basis. A review was carried out on the beverage sector, as well as data collection at: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Brazilian Association of Soft Drinks and Non-Alcoholic Beverages (ABIA); Euromonitor International; Brazilian Beverage Association (Abrabe). As for the object company, information was collected on the company's website and in the annual report. The results obtained show that the company adopts diversification strategies (geographic, horizontal, vertical and concentric), in order to reduce its dependence on other links in the chain, as well as increase its market share, and product differentiation (horizontal and vertical) to better meet the specific requirements of the consumer market and, thus, remain the market leader.

Descrição

Palavras-chave

Diversificação da indústria, Diferenciação do produto, Estratégia, Industria de bebidas, Estudo de caso

Como citar