“A huma Dama [...] [Enfor]cada por matar o seu f°”: o Romance Heroyco de António da Fonseca Soares (1631-1682)

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Data

2021-02-05

Autores

Beloto, Carla Caroline Oliveira dos Santos

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que tem como proposta principal a compreensão da construção híbrida “Romance Heroico”, do poema atribuído ao poeta português Antônio da Fonseca Soares, que recebeu a didáscalia, “A huma Dama [...] [enfor]cada por matar o seu f°” (Ms. 392, BGUC). Tal informação reúne as características de um poema composto consoante a tradição dos versos heroicos para um tema corriqueiro, segundo o decoro da época, adequado para ser glosado em forma de romances, o que acaba por gerar tensões que se refletem (ou se explicam) na condução da narrativa. Na elaboração do texto, primeiramente, preocupamo-nos com a apresentação do homem poeta, posto que dados como a sua formação, sua fortuna crítica e os caminhos trilhados importam para a compreensão da complexidade do objeto de análise. Para tanto, iniciamos os estudos que possibilitaram a construção do perfil fonsequiano à luz da ficção (com a referência de José Saramago), que muito nos auxiliou na composição da fortuna crítica do poeta, biografia e persona poética (reconstituídas a partir de referências ora biografistas, ora acadêmicas), as quais associamos por fim o poema, objeto de análise, transcrito a partir da sua versão manuscrita (supostamente inédita). Sequencialmente, destacamos os estudos em torno dos principais procedimentos da crítica textual, basilares para a escolha do método de transcrição. Ao final, dedicamo-nos à análise dos aspectos literários e retóricos que argumentaram favoravelmente à proposição híbrida “romance heroico”, recorrendo aos manuais de retórica e poética da Antiguidade, tão caros ao seiscentistas, principalmente por intermédio do modelo de discurso judiciário (cf. Retórica de Aristóteles), do qual o autor fez uso a fim de ajustar a matéria corrente à gravidade de um tema heroico; em termos teóricos, para tanto, fizemos uso, das preceptivas poéticas em vigor de maneira a justificar a adequação decorosa vigente na escrita do século XVII. Os resultados da pesquisa demonstram os caminhos seguidos pelo eu lírico para a elevação da matéria, que se deu por intermédio dos intertextos com narrativas trágicas e com elementos da estrutura do discurso judiciário, dos quais o poeta se valeu, até o ponto de tornar a matéria popular adequada para ser narrada em metro heroico.
The dissertation aims is a research thats the principal purpose is the understanding, um terms of a retoric’s apripriation about a thousant and six hundred sentury, of the hybrid contruction “Heroic Romance”, the poem assigned for a portuguese Antônio da Fonseca Soares, that recieves a caption, “To the Lady [...] [hang]ed for kill her son” (Ms. 392, BGUC). Such information collect the technical features that a poem composed by as heroic verse tradition for na ordinary topic, according to decorum of the time, right down to be glossed in a romance form, what ends for generating tensions that are reflected (or explain themselves) in a narrative conduction. In writing the text, firstly, concern ourselves in a presentation of the poet man, insofar as knowled an his academic education, his critical fortune and the matter of a paths trod for a comprehension of the complexity of the object in analyse. Therefore, we initiate the review that made it possible the building a Fonseca profile in the light of fiction (with references in José Saramago, that help us too much to composse the critical fortune), biografy and poetic persona (reconstituited times from the biographers, times for academics references), which we associate lastly the poem, object of analysis copy from the manuscript (supposedly unpublished). We start the studies about the main procedures of textual criticism, which are fundamental to the elect of the transcription method. At end, dedicate ourselves to the analysis of the literary and rhetorical aspects that argued favorably in favor of the hybrid proposition "heroic (composed by literate tradition) romance (popular composition) ", using the Antiquity’s rhetorical and poetic manuals, so dear to the sixteenth century, mainly through the model of judicial discourse (cf. Aristotle's Rhetoric), which the author made use of in order to adjust the current material to the gravity of a heroic theme, making use, therefore, of the poetic preceptives in force to justify the decorous adequacy prevailing in the writing of the XVII. The results of the research demonstrate the paths followed by the lyrical self for the elevation of the matter, which took place through the intertext with tragic narratives and with elements of the structure of the judicial discourse, of which the poet partially used himself, to the point of making popular matter to be narrated in a heroic meter.

Descrição

Palavras-chave

Romance,, Heroico,, António da Fonseca Soares,, Tensão, ., Retórica, Antonio da Chagas, Frei, 1631-1682

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