Cyberbullying: direcionamentos para uma discussão em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-22

Autores

Machado, João da Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Na sociedade contemporânea, com a utilização expressiva das tecnologias digitais, um novo tipo de bullying que se situa no ciberespaço, o Cyberbullying como é conhecido, está cada vez mais crescente. Um dos fatores nocivos dessa comunicação virtual são os assédios (verbal, moral e sexual) que podem ocorrer impactados pela tecnologia. Dentre as formas de agressões está o compartilhamento e a divulgação de fotos e vídeos sem autorização, além de manipulação de imagens sem o consentimento da pessoa. Esta pesquisa objetiva identificar os fatores que determinam o fenômeno do Cyberbullying e suas consequências, além de conhecer estratégias de prevenção e enfrentamento na dinâmica escolar. Para tal, a pesquisa utilizada foi a Bibliográfica de caráter exploratório. Serão apresentados e discutidos estudos sobre características e consequências do Cyberbullying selecionados nas seguintes bases de dados: Pepsic, Scielo, PubMed, Google Scholar e Periódicos da CAPES; bem como anais de congressos e as Leis existentes para a Tipificação Penal do Cyberbullying. Como resultados foi possível identificar e refletir sobre as formas de violência e possíveis caminhos para uma melhor compreensão, e consequentemente estratégias para prevenir e enfrentar situações de Cyberbullying na contemporaneidade. Como ponto de partida para uma discussão observamos a imprescindibilidade de pesquisas sobre a temática e a conscientização de (crianças, adolescentes, jovens e adultos) que a divulgação de conteúdos que denigram a dignidade, honra ou imagem do outro é crime e possui penalidade efetiva.
In contemporary society, with the expressive use of digital technologies, a new type of bullying that takes place in cyberspace, Cyberbullying as is known is increasingly growing. One of the harmful factors of this virtual communication is the harassment (verbal, moral and sexual) that can occur impacted by technology. Among the forms of aggression is the sharing and dissemination of photos and videos without authorization, as well as manipulation of images without the person's consent. This research aims to identify the factors that determine the phenomenon of Cyberbullying and its consequences, in addition to knowing prevention and coping strategies in school dynamics. For such, the research used was the Bibliographical exploratory character. Studies on characteristics and consequences of cyberbullying selected in the following databases will be presented and discussed: Pepsic, Scielo, PubMed, Google Scholar and CAPES Periodicals; as well as congress proceedings and the existing Laws for the Criminal Classification of Cyberbullying. As a result, it was possible to identify and reflect on the forms of violence and possible paths for a better understanding, and consequently strategies to prevent and face cyberbullying situations in contemporary times. As a starting point for a discussion, we observe the need for research on the subject and the awareness of (children, adolescents, youth and adults) that the dissemination of content that denigrates the dignity, honor or image of the other is a crime and has an effective penalty.

Descrição

Palavras-chave

Bullying, Cyberbullying, Assédio Sexual, Escola, Lei n. 13.185/2015, Sexual harassment, School

Como citar