Alfabetização: a produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado no estado de São Paulo – Brasil (1965-2020)

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Data

2022-03-25

Autores

Silva, Odair Vieira da

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nesta tese, apresentam-se resultados de pesquisa de Doutorado em Educação, vinculada às linhas “História da alfabetização” e “História do ensino de língua portuguesa”, do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa – História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão da produção acadêmica sobre a alfabetização no estado de São Paulo, entre os anos de 1965 e 2020, enfoca-se o levantamento de referências de textos acerca da produção acadêmica relativa ao tema alfabetização, em especial, dissertações de mestrado e teses de doutorado desenvolvidas em programas de pós-graduação de universidades públicas e privadas paulistas. Desse modo, busca-se compreender a constituição do campo de conhecimento convergente ao tema, tendo como ponto de partida o ano de 1965, assinalado pela localização da mais antiga tese de doutorado sobre alfabetização defendida no estado de São Paulo. No que tange ao marco final, ano de 2020, esse suscita o prazo de publicização das dissertações de mestrado e teses de doutorado no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A opção pela pesquisa do tipo “estado do conhecimento” deve-se ao fato de que esse tipo de estudo realiza um inventário do conhecimento elaborado sobre o tema, com vistas a ordenar e fornecer informações ampliadas quanto aos enfoques mais pesquisados, eventuais incoerências e incompatibilidades de resultados, bem como a verificação de possíveis lacunas existentes. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, decorrente de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências acerca da produção acadêmica relativa ao tema alfabetização, elaborou-se um instrumento de pesquisa contendo 738 referências de textos, sendo 573 de dissertações de mestrado e outras165 de teses de doutorado. Essas referências foram elaboradas de acordo com as Normas Brasileiras de Referências (NBR) – 6023 (2018), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dentre as referências reunidas, foi selecionado como corpus para a análise da configuração textual o conjunto de referências de textos que compõe o instrumento de pesquisa. A análise da configuração textual dessas referências contribuiu para a compreensão de aspectos importantes relacionados ao tema. Os resultados obtidos confirmam a relevância e a pertinência do estudo, favorecendo a compreensão do processo de constituição e acúmulo de conhecimentos, e, ao mesmo tempo, apontam uma ampliação e interdisciplinarização constante do interesse no tocante ao tema, inerentes à produção acadêmica sobre alfabetização no estado de São Paulo.
In this thesis, are presented the results of Doctorate research in Education, linked to the lines "History of literacy" and "History of Portuguese language teaching", from the Research Group and the Integrated Research Project - History of Language and Literature Teaching in Brazil, all coordinated by Maria do Rosario Longo Mortatti. With the objective of contributing to the understanding of the academic production on literacy in the state of São Paulo, between 1965 and 2020, we focus on the collection of references of texts about the academic production on the topic of literacy, in particular, dissertations master's degrees and doctoral theses developed in postgraduate programs at public and private universities in São Paulo. In this way, we seek to understand the constitution of the field of knowledge converging on the theme, having as a starting point the year 1965, marked by the location of the oldest doctoral thesis about literacy defended in the state of São Paulo. Regarding the final milestone, the year 2020, this raises the deadline for publishing master's dissertations and doctoral theses on the website of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The option for research of the “state of knowledge” type is due to the fact that this type of study carries out an inventory of the knowledge prepared on the subject, with a view to ordering and providing expanded information regarding the most researched approaches, eventual inconsistencies and incompatibilities. of results, as well as the verification of possible existing gaps. Through a historical approach, centered on documental and bibliographic research, resulting from procedures for locating, retrieving, gathering, selecting and ordering references about the academic production on the topic of literacy, a research instrument was prepared containing 738 text references, of which 573 of master's dissertations and others 165 of doctoral theses. These references were prepared in accordance with the Brazilian Reference Standards (NBR) - 6023 (2018), of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT). Among the references gathered, the set of text references that make up the research instrument was selected as a corpus for the analysis of the textual configuration. The analysis of the textual configuration of these references contributed to the understanding of important aspects related to the theme. The results obtained confirm the relevance and pertinence of the study, favoring the understanding of the process of constitution and accumulation of knowledge, and, at the same time, point to a constant expansion and interdisciplinarization of the interest regarding the theme, inherent to the academic production on literacy in the state of São Paulo.
Dans cette thèse, les résultats d'une recherche de Doctorat en Éducation sont présentés, liés aux lignes "Histoire de l'alphabétisation" et "Histoire de l'enseignement de la langue portugaise", du Groupe de Recherche et du Projet de Recherche Intégré - Histoire de l'Enseignement des Langues et de la Littérature au Brésil, tous coordonnés par Maria do Rosário Longo Mortatti. Dans le but de contribuer à la compréhension de la production académique sur l'alphabétisation dans l'état de São Paulo, entre les années 1965 et 2020, il s'est concentré sur la collecte de références à des textes sur la production académique sur le thème de l'alphabétisation, en particulier, des mémoires master diplômes et thèses de doctorat développés dans les programmes de troisième cycle des universités publiques et privées de São Paulo. De cette manière, nous cherchons à comprendre la constitution du champ de connaissances convergeant sur le thème, ayant comme point de départ l'année 1965, marquée par l'emplacement de la plus ancienne thèse de doctorat sur l'alphabétisation soutenue dans l'état de São Paulo. Concernant la dernière étape, l'année 2020, celle-ci relève le délai de publication des mémoires de master et des thèses de doctorat sur le site internet de la Coordination pour le Perfectionnement des Personnels de l'Enseignement Supérieur (CAPES). L'option d'une recherche de type “état des connaissances” tient au fait que ce type d'étude procède à un inventaire des connaissances préparées sur le sujet, en vue d'ordonner et d'apporter des informations élargies sur les approches les plus recherchées, éventuellement incohérences et incompatibilités des résultats, ainsi que la vérification des éventuelles lacunes existantes. A travers une approche historique, centrée sur la recherche documentaire et bibliographique, résultant de procédures de localisation, de recherche, de collecte, de sélection et d'ordonnancement des références de la production académique sur le thème de l'alphabétisation, un instrument de recherche a été élaboré contenant 738 références textuelles, dont 573 de mémoires de maîtrise et 165 autres thèses de doctorat. Ces références ont été préparées conformément aux Normes de Référence Brésiliennes (NBR) - 6023 (2018) de l'Association Brésilienne des Normes Techniques (ABNT). Parmi les références recueillies, a été sélectionné comme corpus pour une analyse de la configuration textuelle l'ensemble des références textuelles qui composent l'instrument de recherche. L'analyse de la configuration textuelle de ces références a contribué à la compréhension d'aspects importants liés au thème. Les résultats obtenus confirment l'importance de l'étude, favorisant la compréhension du processus de constitution et d'accumulation des connaissances. Dans le même temps, ils indiquent une expansion et une interdisciplinarité constantes de l'intérêt pour le sujet, inhérentes à la production académique sur l'alphabétisation dans l'état de São Paulo.

Descrição

Palavras-chave

Alfabetização, Produção acadêmica, Dissertações e teses, Instrumento de pesquisa, Estado de São Paulo, Literacy, Academic production, Dissertations and theses, Research instrument, State of São Paulo

Como citar

SILVA, Odair Vieira da. Alfabetização: a produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado no estado de São Paulo – Brasil (1965-2020). Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.