Uso de recursos digitais na formação de professores de língua inglesa em tempos de pandemia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-20

Autores

Alves, Maria Eduarda Salles

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2, a educação brasileira passou por diversas adaptações e transformações. A partir disso, o presente trabalho aborda o uso de recursos e ferramentas digitais por professores de língua inglesa no contexto pandêmico, buscando compreender as principais dificuldades, anseios e mudanças que foram experienciados durante esse período, além de abordar os impactos do uso de tecnologias para trazer dinâmica e conectar alunos e professores. Para a realização da pesquisa, o foco do estudo se deu nos professores-bolsistas do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Araraquara, que por meio de um questionário estruturado compartilharam suas impressões sobre o ensino remoto. A partir dos dados analisados e do estudo presente na fundamentação teórica, foi possível chegar a conclusões que evidenciam, apesar das dificuldades, resultados positivos acerca do uso de recursos digitais no ensino de língua inglesa, além de outros aprendizados e mudanças que o contexto pandêmico trouxe para a educação como um todo.
During the pandemic of COVID-19, the Brazilian education went through several adaptations and transformations. Based on that, the present study approaches the main difficulties, anxieties and changes that were experienced during this time, as well as the use of digital resources and tools by English language teachers in the pandemic context, aiming to understand the impacts caused by the use of technologies to create dynamics and connect students and teachers. In order to conduct the research, the focus of the study was on the fellow-teachers of the Language and Teacher Development Center at UNESP Araraquara, who, by means of a questionnaire, shared their impressions about remote teaching. From the data analyzed and the study presented in the theoretical foundation, it was possible to reach conclusions that show, despite the difficulties, very positive outcomes about the use of digital resources in English language teaching, in addition to other learnings and changes that the pandemic context provided to education as a whole.

Descrição

Palavras-chave

Recursos Digitais, Pandemia, Língua inglesa, Digital resources, English language, Pandemic

Como citar