Biblioteca de instrumentos e o ensino de Física: experimentos e jogos didáticos como possibilidade educativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-11-19

Autores

Ferrante, Walma Cristiana Velozo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Muito tem se visto e há um longo tempo que o Ensino experimental de Física é eficiente para se promover aprendizagens, todavia a inexistência deste Ensino é comum nas escolas. E por conta disto, neste estudo disponibilizamos instrumentos didáticos em dois contextos (formação de professores e em uma sala de ensino fundamental dos anos iniciais) a fim de investigar a utilização de experimentos na área do Ensino de Física. Neste trabalho estudamos experimentos didáticos para o Ensino de Física, como apoio a atividades na Educação Básica e na formação de professores. Analisamos neste estudo experiências educacionais anteriores como a biblioteca de instrumentos de baixo custo proposta por Norberto Cardoso Ferreira (1978) e o projeto “Os Cientistas”, realizado pela FUNBEC em colaboração com a Editora Abril. O trabalho envolveu uma atividade de intervenção, que teve como intuito implementar uma pequena (BID) biblioteca de instrumentos didáticos no âmbito do (LaPEMID CEAPLA IGCE – UNESP) Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática. Tais materiais ficaram disponíveis em atividades de formação de professores, particularmente aos estudantes da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Licenciatura em Física na UNESP, Campus de Rio Claro, bem como em uma intervenção educacional em uma turma de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro (SP). Discutimos no trabalho a elaboração da BID que possui experimentos e jogos, bem como a funcionalidade e as implicações para as atividades educacionais nos níveis analisados. E conforme constatações, percebeu-se a viabilidade da BID devido seu auxilio na formação dos futuros professores e mostrar aspectos positivos no trabalho diretamente com estudantes da Educação Básica.
It has long been seen, and for a long time, that teaching experimental physics has been effective in promoting acquirements, but the lack of such teaching is habitual in schools. And because of this, in this study we provide didactic instruments in two contexts (teacher training and in an elementary school room of the early years) in order to investigate the use of experiments in the area of Physics Education.In this thesis we study didactic experiments for Physics teaching, as support to activities in Basic Education and Teacher Education. In this study we analyzed previous educational experiences such as the low-cost instrument library proposed by Norberto Cardoso Ferreira (1978) and the Scientists project (Os Cientistas), carried out by FUNBEC in collaboration with publishing company Abril. The study involved an intervention activity, which aimed to implement a small (LDI) library of didactic instruments within the (LaPEMID CEAPLA IGCE-UNESP) Teaching Practice Materials and Instrumentation Laboratory. Such materials became available in teacher training activities, particularly for students of the Teaching Practice and Supervised Internship at UNESP, Rio Claro Campus, as well as in an educational intervention in a class of a Elementary School (initial series) of the city of Rio Claro (SP). We discuss the structure and organization of prototypes (experiments and games) an LDI as well as the functionality and implications for educational activities at the investigated levels. It was possible to the viability of the LDI, showing positive aspects for teacher training and working directly with students of Basic Education.

Descrição

Palavras-chave

Biblioteca de instrumentos, Formação de professores, Ensino de Física, Experimentos didáticos, Jogos didáticos, Jogos, Materiais de baixo custo, Instrument library, Games, Didactic experiments, Low cost materials, Teacher education, Physics teaching

Como citar