Fortalecimento de ações de atenção primária à saúde bucal na primeiríssima infância: logística do projeto Sorriso Feliz

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-03

Autores

Vazão, Arieli Raymundo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Projeto Sorriso Feliz é desenvolvido desde 2012 por uma faculdade de odontologia estadual do interior paulista e já alcançou, de forma presencial, mais de 70 cidades do Estado de São Paulo, de forma presencial ou virtual, estando atualmente sedimentado em duas cidades vizinhas de sua cidade sede por meio de lei Municipal. O objetivo principal do projeto é o fortalecimento das ações de atenção primária à saúde bucal na primeiríssima e primeira infância, sendo o foco principal desse trabalho a) Apresentar relato de experiência de projeto realizado numa das creches de cidade vizinha da faculdade, exemplificando dados coletados em 2017 por estudantes sobre cáries visíveis desde os berçários (4 meses) até os prés fase 2 (5 anos e 11 meses); b) Propor logística para desenvolvimento de projeto político pedagógico por outras faculdades e creches ou escolas de forma a envolver articulação universidade serviço-saúde, utilizando-se da metodologia preconizada pelo Sorriso Feliz no formato presencial e virtual. Para que o projeto Sorriso Feliz assuma resultados positivos e significantes tem sido necessário trabalhar com a população e não só com as crianças individualmente. Os educadores de creches e escolas, em conjunto com o cirurgião dentista da rede pública de saúde, alicerçados por docentes e estudantes de graduação da faculdade de origem do projeto trabalham o assunto saúde bucal com os pais ou cuidadores das crianças e não para eles, exigindo colaboração ativa e intensiva entre todas as partes. Para que a parceria dê certo, é necessária a implantação de projeto pedagógico na creche ou escola de forma a incluir a higienização bucal das crianças no ambiente escolar e palestras de orientação para os educadores e, também, para os pais e cuidadores sobre a saúde e higiene bucal das crianças. Após autorização dos responsáveis pela criança, anotação anual individual da boca da criança tem sido feita por cirurgião dentista acompanhado por estudantes de graduação, retratando índices de placa e cárie visível. Tal informação, além de pertencer ao arquivo escolar da criança, tem sido levada ao conhecimento dos educadores e, também aos responsáveis pela criança a fim de que busquem tratamento odontológico, quando necessário. A saúde bucal interfere no desenvolvimento físico, psíquico e social da criança. O assunto, sendo tratado anualmente, proporciona ciência aos responsáveis pela criança e direciona a promoção de saúde bucal na escola. Contudo, mais métodos pedagógicos escolares são necessários para que a mudança de hábito da criança ocorra também no seu ambiente familiar.
The Sorriso Feliz Project has been developed since 2012 by a state dental school in the interior of São Paulo and has already reached, in person, more than 70 cities in the State of São Paulo, currently being established in two neighboring cities of its host city by law. Municipal. The main objective of the project is to strengthen primary oral health care actions in very early and early childhood, the main focus of this work a) Presenting a project experience report carried out in one of the day care centers in a neighboring city of the college, exemplifying data collected in 2017 by students on visible cavities from nurseries (4 months) to pre-phase 2 (5 years and 11 months); b) Propose logistics for the development of a political pedagogical project by other colleges and daycare centers or schools in order to involve university-service-health articulation, using the methodology recommended by Sorriso Feliz in the face-to-face and virtual format. For the Sorriso Feliz project to assume positive and significant results, it has been necessary to work with the population and not only with individual children. Nursery and school educators, in conjunction with a dental surgeon from the public health network, supported by professors and undergraduate students from the project's college of origin, work on the subject of oral health with the parents or caregivers of the children and not for them, requiring collaboration active and intensive between all parties. For the partnership to work, it is necessary to implement a pedagogical project in the nursery or school in order to include children's oral hygiene in the school environment and orientation lectures for educators and also for parents and caregivers about oral health and hygiene. of children. After authorization by those responsible for the child, individual annual annotation of the child's mouth has been made by a dental surgeon accompanied by undergraduate students, portraying plaque and visible caries. Such information, in addition to belonging to the child's school file, has been brought to the attention of educators and also those responsible for the child so that they can seek dental treatment, when necessary. Oral health interferes with the child's physical, psychological and social development. The subject, being dealt with annually, provides awareness to those responsible for the child and directs the promotion of oral health at school. However, more school pedagogical methods are needed so that the child's habit change can also occur in their family environment.

Descrição

Palavras-chave

Educação em saúde bucal, Cárie dentária, Crianças, Escolas, Dental caries

Como citar