Educação, libertação e emancipação: perspectivas das mulheres negras no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-09

Autores

Siqueira, Breenda Karolainy Penha

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Sabendo que o respeito e a qualidade de vida são direitos humanos fundamentais e constitucionais, refletimos sobre os motivos que expõem a mulher negra enquanto grupo social à marginalização, além de discorrermos acerca da necessidade de se combater o patriarcado capitalista de supremacia branca, que se expressa por intermédio da violência institucional, para garantir a justiça social. O problema de pesquisa ao qual esse trabalho pretende responder é: a educação escolar pode (ou não) contribuir para com a emancipação e libertação das mulheres negras no Brasil? Nesse sentido, o texto que se desenvolve nas páginas a seguir tem o intuito de analisar criticamente as políticas públicas de educação no que dizem respeito à falta de garantia para a libertação e emancipação de grupos subalternos, estabelecendo como objetivo geral identificar a influência da educação na transformação ou manutenção da condição de vida das mulheres negras e como objetivos específicos caracterizar a educação escolar enquanto política pública de ideologia excludente e refletir sobre a educação escolar como um mecanismo de reprodução da ordem social estabelecida. Assim sendo, faz-se necessário que este trabalho se desenvolva utilizando a interseccionalidade e a decolonialidade como ferramentas de análise a fim de destrinchar os conceitos de gênero, raça e classe, dando ênfase à categoria trabalho ao criticar a noção neoliberal de formação para o mercado de trabalho capitalista. Por fim, cabe ressaltar que, partindo da hipótese da educação escolar enquanto ferramenta de transformação da mentalidade social, mas também como resultado de políticas públicas que refletem o interesse dos grupos dominantes, a partir de uma relação dialética, como pôde-se identificar nesse trabalho devido às perspectivas teórico-metodológicas adotadas nessa pesquisa, que se discorre com base na dialética-histórica, apropriando-se da interseccionalidade e da decolonialidade como ferramentas de análise e das fontes bibliográficas e documentais utilizadas como referência para o desenvolvimento desta dissertação, é possível perceber que a educação escolar pode ser vista tanto como solução, quanto como parte do problema.
Having in mind that respect and quality of life are fundamental and constitutional human rights, we reflect upon the reasons that expose black women, considered as a social group, to marginalization besides discussing about the need to fight the white-supremacist capitalist patriarchy, that expresses itself through institutional violence, to ensure social justice. The research problem this paper intends to answer is: can (or cannot) regular education contribute to the emancipation and freedom of black women in Brazil? In this sense, the text developed in the next pages aims to critically analyse public policies of education concerning the lack of guarantees of freedom and emancipation of subordinate groups, establishing as a general goal identifying the influence of education on the transformation or the sustenance of black women’s conditions of life and as specific goals, to characterize regular education as public policy of exclusionary ideology and to reflect upon regular education as a tool to reproducing the established social order. Therefore, it is fundamental that this paper uses in its development intersectionality and decoloniality as tools of analysis to unravel the categories of gender, race and class, emphasizing the work category when criticising the neoliberal notion of education to prepare for the capitalist labor market. Finally, it is important to underline that, considering the hipotesis of regular education as a tool to social transformation but also as result of public policies that reflect the interest of dominant groups, it is possible to notice that regular education is both a solution and part of the problem of a dialectical relationship as it can be noticed from the theoretical-methodological perspectives used up in this research, in which the concepts of dialectical-historical, intersectionality, decoloniality and the bibliographic and documental sources used as reference to the development of this dissertation are discussed.

Descrição

Palavras-chave

Conscientização, Educação, Emancipação, Mulheres negras, Vulnerabilidade, Black women, Conscientization, Education, Emancipation, Vulnerability

Como citar

SIQUEIRA, Breenda Karolainy Penha. Educação, libertação e emancipação: perspectivas das mulheres negras no Brasil. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.