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dc.contributor.advisorGennaro, Elmer Mateus [UNESP]
dc.contributor.authorLucatelli, Lucas Trevisan
dc.date.accessioned2022-07-12T18:52:20Z
dc.date.available2022-07-12T18:52:20Z
dc.date.issued2022-07-07
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/235577
dc.description.abstractO objetivo principal desse Trabalho de Conclusão de Curso foi o estudo dos efeitos da intensidade turbulenta em bolhas de separação geradas em um canal convergente-divergente. Para o estudo de tais efeitos, foi realizada a análise de diferentes modelos de turbulência, escolhendo o modelo k-ω SST para realização das simulações. As simulações numéricas bidimensionais, foram realizadas no software ANSYS Fluent, de modo que a etapa de pós-processamento dos resultados obtidos foi realizada em MATLAB. Assim, como condição de contorno na entrada do canal convergente-divergente, utilizou-se o perfil de velocidade na saída da placa plana, realizando ainda um estudo de convergência de malha de modo a escolher a malha mais adequada. Assim, um dos resultados desse trabalho foi a identificação da bolha de separação, dos pontos de separação e recolamento da camada limite e do comprimento da bolha, a partir de propriedades do escoamento como coeficiente de atrito, Cf , coeficiente de pressão, Cp, derivada da velocidade na direção x na posição y e a vorticidade. Concomitantemente, estudou-se os efeitos da variação de determinados parâmetros, como a velocidade na entrada do canal, o ângulo de divergência e a intensidade turbulenta, na bolha de separação. Assim, fixou-se o ângulo de divergência em 4° e variou-se a velocidade, variando em seguida a intensidade turbulenta para um valor fixo de velocidade e por fim, variou-se o ângulo de divergência para uma velocidade de 0,15 m/s. Desta forma, observou-se que o aumento da velocidade de entrada do canal, da intensidade turbulenta e do ângulo de divergência ocasionam a redução do comprimento da bolha. Ademais, plotou-se os contornos e streamlines, além dos perfis de velocidade em uma posição x fixa para diferentes velocidades e intensidades turbulentas, notando que o aumento desses parâmetros causa uma redução no escoamento reverso.pt
dc.description.abstractThe main objective of this Course Conclusion Work was the study of the effects of turbulence in separation bubbles generated in a convergent-divergent channel, for the study of such effects, the analysis of different turbulence models was performed, choosing the k-ω SST model to carry out the simulations. The two-dimensional numerical simulations were performed in the ANSYS Fluent software, so that the post-processing step of the results obtained was carried out in MATLAB. Thus, as a boundary condition at the entrance of the convergent-divergent channel, we used the velocity profile at the exit of the flat plate, also carrying out a study of mesh covergence in order to choose the most suitable mesh. Thus, one of the results of this work was the identification of the separation bubble, the boundary layer separation and reattachment points, and the length of the bubble, from flow properties such as friction coefficient, Cf , pressure coefficient, Cp, derivative of the velocity in the x direction at the y position and the vorticity. At the same time, we studied the effects of varying certain parameters, such as the velocity at the channel entrance, the angle of divergence and turbulent intensity, in the separation bubble, thus, the divergence angle was fixed at 4° and the velocity was varied, then the turbulent intensity was varied for a fixed value of speed and finally, the divergence angle was varied to a speed of 0.15 m/s. This way, it was observed that the increase in channel inlet velocity, turbulent intensity and angle of divergence cause the bubble length to be reduced. In addition, the contours and streamlines were plotted, in addition to velocity profiles at a fixed x position for different velocities and turbulent intensities, noting that the increase in these parameters causes a reduction in the flow reverse.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pesquisa (PROPe UNESP)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectAerodinâmicapt
dc.subjectMecânica dos fluidospt
dc.subjectEscoamentopt
dc.subjectBolhas (Física)pt
dc.subjectTurbulênciapt
dc.titleEstudo numérico de bolhas de separação laminar em um canal convergente-divergentept
dc.title.alternativeNumerical study of laminar separation bubbles in a convergent-divergent channelen
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.description.sponsorshipIdPIBIC/CNPq/UNESP 2020/2021 Edital - 10/2020 – PROPe
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia, São João da Boa Vistapt
unesp.undergraduateEngenharia Aeronáutica - CESJBVpt
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