A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-04-06

Autores

Cunha, Fernanda Alves
Cunha, Fernanda Alves [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Neste trabalho de conclusão de curso, descrevo minhas experiências adquiridas a partir de práticas pedagógico-musicais que aconteceram ao longo do ano letivo de 2020, com os desafios instaurados pela pandemia do Covid-19. Estas práticas tiveram como cerne o meu interesse sobre as possibilidades do uso da canção como recurso nas aulas de música, através da exploração de seus componentes musicais e extramusicais. Esta prática foi baseada em reflexões a partir de pesquisas e experimentações de atividades compartilhadas com meus alunos e alunas das séries iniciais do ensino fundamental, e com alunos e alunas particulares de iniciação musical e de flauta transversal. Ao longo deste trabalho, relato minhas perspectivas como educadora musical e os desafios pedagógicos e extra pedagógicos enfrentados ao longo das minhas experiências, tais como: o planejamento de atividades musicais e adaptações destas atividades para diferentes contextos, a dinâmica de ensino remoto, as questões comportamentais das crianças, entre outros. Também reflito sobre como estas experiências práticas contribuíram para o meu próprio amadurecimento como educadora musical.
In this undergraduate final paper I describe my acquired experiences from pedagogical-musical practices that happened throughout the 2020 school year, with the challenges posed by the Covid-19 pandemic. These practices had as their core my interest in the possibilities of using songs as a resource in music classes, through exploration of your musical and extramusical components. These practices were based on reflections from researches and experimentations of activities shared with my students of the initial grades of elementary school, and with my private students from music initiation and transverse flute. Throughout this work I report my perspectives as a music educator and especially the pedagogical and extra pedagogical challenges I have faced in the course of my experiences, such as the musical activity planning and its adaptations for the different contexts, the dynamics of remote teaching and learning blended (remote and classroom bases classes), children's behavioral issues, among other things. I also could reflect on how these practical experiences contributed to my maturity as a music educator.

Descrição

Palavras-chave

Educação musical, Canção, Relato de experiências, Covid-19, Ensino remoto

Como citar