Excelência estética em dentes anteriores: critérios psicológicos

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Data

2018-07-27

Autores

Silva, Wesley Ferreira Telles [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Todo tratamento que envolva alterações na estética na Odontologia só pode ser considerado bem sucedido se implica na satisfação do paciente com sua nova aparência. Para executar um tratamento estético de qualidade, o profissional deve possuir outras habilidades além da capacidade de diagnosticar e corrigir alterações funcionais, patológicas e estéticas: ele deve manter uma relação pessoal e comunicativa com o paciente, além de uma percepção apurada do “ser” na esfera psicossocial. Com frequência o paciente deseja uma interação confortável, calorosa e acolhedora com o profissional. Deseja ainda que este seja acolhedor, competente e que lhe forneça informações adequadas sobre o problema de que é portador e os procedimentos que podem ser realizados. Ações de acolhimento na Odontologia podem ser consideradas como cruciais para melhorar a qualidade da assistência prestada. Ao acolhermos o paciente permitimos o relacionamento e a criação de vínculo entre o paciente e a equipe odontológica. O acolhimento gera as relações humanizadas entre quem cuida e quem é cuidado, constituindo uma ferramenta tecnológica imprescindível no cuidado em saúde . Dentro desse contexto, o termo cuidar ganha o sentido de refletir, pensar, interessar-se por, preocupar-se e considerar. O cuidar humano é uma atitude ética, ensinada e desenvolvida durante a formação do profissional, que permite uma relação em que os sujeitos se percebem e reconhecem os direitos uns dos outros. O cuidado envolve o encontro entre o cuidador e o ser cuidado, na intenção da criação de um elo empático capaz de nortear as ações para o cuidado. O objetivo deste trabalho foi tecer considerações sobre a interface entre os fatores relacionados à excelência estética e os critérios psicológicos associados. A sociedade de consumo tende a atribuir ao indivíduo o desejo pela plasticidade do seu corpo. As mídias sociais veiculam padrões de estética nos quais dentes alinhados, formato regular, coroas clínicas altas e extremamente brancos devam ser perseguidos por todos os recursos que a Odontologia ofereça.Indivíduos tidos como não atraentes, estão mais sujeitos a encontrar ambientes sociais que variam do não responsivo ao rejeitador e que desencorajam o desenvolvimento de habilidades sociais e de um autoconceito favorável. De um modo geral, a necessidade de perfeição reflete sentimentos compensatórios de inferioridade e insegurança. Almejar a perfeição é estar a um passo da frustração. Quanto maior esse anseio menor a autoestima. Embora teoricamente todos possam se beneficiar da melhora na estética bucal, na prática existem casos de pacientes que não usufruem dos resultados. Permanecem insatisfeitos mesmo diante de intervenções tecnicamente perfeitas, demonstrando que a intervenção estética, por si só, não foi suficiente e atestam a necessidade da atuação psicológica conjunta, sem a qual o “defeito” estético continuará a ser percebido. Concluiu-se que: a) o tratamento odontológico pode refletir em uma grande mudança no padrão de vida de várias pessoas; b) os elementos psicológicos são os principais preditores na procura da terapia dentária estética; c) compreender os fatores psicológicos envolvidos na prevalência da insatisfação com a estética atual e nos tratamentos desejados pode ser um guia para estratégias de intervenção para resolução das necessidades estéticas dos pacientes.
Any treatment that involves alterations in aesthetics in dentistry can only be considered successful if it implies in patient satisfaction with its new appearance. In order to perform a quality aesthetic treatment, the professional must have other abilities besides the ability to diagnose and correct functional, pathological and aesthetic alterations: he must maintain a personal and communicative relationship with the patient, as well as an accurate perception of the "being" in the psychosocial sphere. Frequently the patient wants a comfortable, warm and welcoming interaction with the professional. You also want it to be welcoming, competent and provide you with adequate information about the problem you are carrying and the procedures that can be performed. Dental care actions can be considered as crucial to improving the quality of care provided. In welcoming the patient, we allow the relationship and the creation of a bond between the patient and the dental team. The host generates the humanized relationships between caregivers and caregivers, constituting an indispensable technological tool in health care. Within this context, the term care takes on the sense of reflecting, thinking, being interested in, caring and considering. Human care is an ethical attitude, taught and developed during the training of the professional, which allows a relationship in which the subjects perceive themselves and recognize the rights of each other. Care involves the encounter between the caregiver and the care, in the intention of creating an empathic link capable of guiding actions for care. The objective of this study was to study the interface between the factors related to aesthetic excellence and the associated psychological criteria. The consumer society tends to attribute to the individual the desire for the plasticity of his body. Social media convey standards of aesthetics in which aligned teeth, regular shape, high and extremely white clinical crowns should be pursued by all the resources that Dentistry offers. Individuals perceived as unattractive are more likely to encounter social environments that range from the nonresponsive to the rejecter and discourage the development of social skills and favorable self-concept. In general, the need for perfection reflects compensatory feelings of inferiority and insecurity. To strive for perfection is to be one step away from frustration. The greater this yearning, the less self-esteem. Although theoretically everyone can benefit from the improvement in oral esthetics, in practice there are cases of patients who do not enjoy the results. They remain dissatisfied even in the face of technically perfect interventions, demonstrating that aesthetic intervention alone was not sufficient and attest to the need for joint psychological action, without which the aesthetic "defect" will continue to be perceived. It was concluded that: a) dental treatment may reflect a major change in the standard of living of several people; b) the psychological elements are the main predictors in the search for aesthetic dental therapy; c) understanding the psychological factors involved in the prevalence of dissatisfaction with current esthetics and in the desired treatments can be a guide to intervention strategies to solve the aesthetic needs of patients.

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Palavras-chave

Promoção da saúde, Estética dentária, Humanização da assistência, Recursos humanos em odontologia, Dental staff

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