Abordagem do tema “relação profissional/paciente” na formação de acadêmicos de Odontologia

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Data

2019-09-22

Autores

Cruz, Carolayne Cunha [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A nomeação do encontro entre o cirurgião-dentista e uma pessoa que busca seus serviços possui variações: relação profissional /paciente, relação cirurgião-dentista/paciente, interação cirurgião-dentista/cliente, interação cirurgião-dentista/usuário, dentre outras. As justificativas para essas variações não são meramente semânticas, uma vez que a forma como denominamos algo que propicia e induz uma determinada maneira de olhar e compreender o que foi nomeado. Esta relação é construída por meio da comunicação, verbal e não verbal, estabelecida no contexto em que essa interação acontece. A qualidade dessa comunicação, acompanhada de um bom vínculo terapêutico e da sensibilidade do profissional em perceber o contexto na totalidade, é propulsora de uma eficiente atenção à saúde integral do paciente, já que, por mais aprimorada que seja uma técnica, ela tenderá a ser inócua ou alienante se não for associada a uma boa relação profissional-paciente. Ao olhar para o contexto educacional da Odontologia na atualidade, apesar de tentativas em de promover um ensino mais humanizado, compreendendo o homem em sua totalidade ainda se observa a priorização da educação teórica e técnica. Com base no exposto, o propósito deste trabalho é avaliar como o tema “relação profissional /paciente” é abordado na formação de acadêmicos de Odontologia.
The naming of the meeting between the dentist and a person seeking their services has variations: professional / patient relationship, surgeon-dentist / patient relationship, surgeon-dentist / client interaction, surgeon-dentist / user interaction, among others. The justifications for these variations are not merely semantic, since the way we call something that propitiates and induces a particular way of looking at and understanding what has been named. This relationship is built through communication, verbal and non-verbal, established in the context in which this interaction takes place. The quality of this communication, coupled with a good therapeutic link and the sensitivity of the professional to perceive the context in its entirety, is a propeller of an efficient attention to the patient's integral health, since, however improved a technique, it will tend to be innocuous or alienating if it is not associated with a good professional-patient relationship. When looking at the educational context of dentistry today, despite attempts to promote a more humanized education, understanding the man as a whole, we still see the prioritization of theoretical and technical education. Based on the above, the purpose of this paper is to evaluate how the theme “professional / patient relationship” is addressed in the education of dental students.

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Palavras-chave

Universidades, Estudantes de odontologia, Docentes de odontologia, Universities

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