Ser Reitor na Unesp: a natureza do trabalho “gerencial” na universidade pública

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-07-01

Autores

Knappe, Guilherme Eduardo Lucas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo descrever e compreender, a partir da perspectiva dos próprios Reitores, o trabalho do administrador e suas funções gerenciais em uma universidade pública estadual. Como objetivos específicos buscou-se caracterizar o contexto histórico e institucional da Universidade Estadual Paulista – UNESP; analisar o perfil e as trajetórias acadêmica e profissional dos Reitores; compreender sob a ótica dos Reitores quais as competências gerenciais, suas fontes de aprendizagem e quais as facilidades e dificuldades para o exercício do cargo; e por fim, entender a concepção de gestão dos reitores, seus principais desafios e dificuldades acerca da administração. A revisão bibliográfica relativa ao tema da pesquisa permitiu encontrar diferentes perspectivas sobre o trabalho do administrador e suas funções gerenciais, em particular do administrador de universidades públicas. Quanto aos métodos, o presente trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa descritiva; com abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados ocorreu através de entrevistas com os indivíduos que ocuparam o cargo de Reitor na Universidade Estadual Paulista – UNESP. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. O resultado principal da pesquisa é uma descrição do que consiste a gestão numa organização pautada por administração colegiada e democrática, mediada por um sistema burocrático, típico da administração pública brasileira a partir das perspectivas de alguns Reitores da Unesp.
The present research aimed to describe and understand, from the perspective of the Rectors themselves, the administrator's work and his managerial functions in a public state university. As specific objectives, we sought to characterize the historical and institutional context of the Universidade Estadual Paulista – UNESP; analyze the profile and academic and professional trajectories of the Rectors; understand from the perspective of the Rectores which are the managerial competences, their sources of learning and which are the facilities and difficulties for the exercise of the position; and finally, to understand the conception of management of the Rectors, their main challenges and difficulties regarding the administration. The bibliographic review related to the research theme allowed finding different perspectives on the work of the administrator and their managerial functions, in particular the administrator of public universities. As for the methods, the present work can be characterized as a descriptive research; with a qualitative approach. The data collection technique took place through interviews with individuals who held the position of Rector at Universidade Estadual Paulista - UNESP. In the data analysis, the content analysis technique was used. The main result of the research is a description of what management consists of in an organization guided by collegiate and democratic administration, mediated by a bureaucratic system, typical of Brazilian public administration from the perspectives of some Unesp Rectors.

Descrição

Palavras-chave

Universidades, Administração universitária, Reitores de universidades, O trabalho do Reitor, Universities, University administration, University rector, Rector's work

Como citar