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Publicação:
O que são e-Sports?

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Orientador

Vicente, Maximiliano Martin

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Jornalismo - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo introduzir e abordar a temática dos esportes eletrônicos, ou e-Sports. Através dela, pretende-se mostrar ao leitor o quanto o campo dos jogos eletrônicos praticados de forma profissional é um tópico relevante que merece atenção da comunidade científica, apesar de uma pouco extensa bibliografia no assunto em língua portuguesa. Justamente por isso, um dos objetivos do trabalho é suscitar o interesse do leitor para que ele se aprofunde nas questões aqui apresentadas e possa dar início a novas linhas de pesquisa com foco nos e-Sports, nos efeitos que os esportes eletrônicos causam na sociedade e na Comunicação, entre outros assuntos. Serão abordados o histórico dos videogames até chegarem nos dias de hoje e as competições atuais mais expressivas em dados numéricos de audiência e premiação. Compreende-se que os e-Sports seguem um curso de profissionalização das competições antes casuais dos jogos eletrônicos. O livro “Cibercultura” de Pierre Lévy (1999), assim como seus conceitos de cibercultura, ciberespaço, universalidade sem totalização e comunidades virtuais, são a chave para entender os esportes eletrônicos como um fenômeno social surgido a partir do avanço das tecnologias de informação e comunicação.

Descrição

Palavras-chave

Esportes eletrônicos, Jogos eletrônicos, Cibercultura, Ciberespaço

Idioma

Português

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