Publicação: O que são e-Sports?
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Data
Autores
Orientador
Vicente, Maximiliano Martin 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Jornalismo - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo introduzir e abordar a temática dos esportes eletrônicos, ou
e-Sports. Através dela, pretende-se mostrar ao leitor o quanto o campo dos jogos eletrônicos
praticados de forma profissional é um tópico relevante que merece atenção da comunidade
científica, apesar de uma pouco extensa bibliografia no assunto em língua portuguesa.
Justamente por isso, um dos objetivos do trabalho é suscitar o interesse do leitor para que ele
se aprofunde nas questões aqui apresentadas e possa dar início a novas linhas de pesquisa com
foco nos e-Sports, nos efeitos que os esportes eletrônicos causam na sociedade e na
Comunicação, entre outros assuntos. Serão abordados o histórico dos videogames até
chegarem nos dias de hoje e as competições atuais mais expressivas em dados numéricos de
audiência e premiação. Compreende-se que os e-Sports seguem um curso de
profissionalização das competições antes casuais dos jogos eletrônicos. O livro “Cibercultura”
de Pierre Lévy (1999), assim como seus conceitos de cibercultura, ciberespaço,
universalidade sem totalização e comunidades virtuais, são a chave para entender os esportes
eletrônicos como um fenômeno social surgido a partir do avanço das tecnologias de
informação e comunicação.
Descrição
Palavras-chave
Esportes eletrônicos, Jogos eletrônicos, Cibercultura, Ciberespaço
Idioma
Português