Ação contra-hegemônica em rede: comunicadores marxistas no Brasil

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Data

2022-09-21

Autores

Amâncio, Michel Francisco

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa qualitativa propõe uma análise exploratória sobre o ecossistema de comunicadores marxistas brasileiros que atuam nas redes sociais digitais, a partir do questionamento sobre como se dá esse trabalho de comunicação política. Como base teórica, recorre-se às definições de contra-hegemonia e mídia radical na disputa pela comunicação; ao lugar das identidades midiatizadas no trabalho de comunicação marxista; às possibilidades na articulação política em rede; e à categorização da ação empreendida pelos comunicadores. Como objetivo geral, este trabalho busca investigar, em perspectiva dialética, a expansão de comunicadores marxistas no Brasil no contexto sócio-histórico recente, como parte de um processo mais amplo de organização política radicalizada, a fim de contribuir com os estudos sobre comunicação contra-hegemônica. A metodologia empreendida recorre à hermenêutica de profundidade de John. B. Thompson (2011), aliada à técnica de entrevistas em profundidade realizadas com quatro comunicadores marxistas selecionados: Danilo Lima Carreiro, Gustavo Nassar Gaiofato, João Rafael Chió Serra Carvalho e Jones Manoel da Silva. A partir das entrevistas realizadas, apresentam-se como resultados de pesquisa apontamentos que passam pela problemática do financiamento do trabalho de comunicação marxista nas redes e suas limitações em termos de autonomia financeira. Também é apresentada na seção o tópico da periodicidade e frequência do trabalho comunicativo, em que a necessidade de adaptação constante às exigências das plataformas impacta no objetivo de se fazer presente em diversos espaços digitais, demandando uma maior otimização do trabalho desempenhado. Os resultados ainda trazem os aspectos de uma diversidade temática almejada pelos comunicadores, como forma de dinamizar o conteúdo político pautado, e a relação entre esses atores e suas audiências, partindo de diferentes modos de identificação de públicos a depender dos objetivos do comunicador e da plataforma utilizada. As considerações finais exploram a recorrência dos conflitos e rupturas entre comunicadores marxistas, bem como a transformação do perfil do ecossistema de comunicadores ao longo do tempo por meio de novas linguagens, domínios técnicos e capacidades organizativas do trabalho de comunicação nas redes sociais digitais.
This qualitative research proposes an exploratory analysis of the ecosystem of Brazilian Marxist communicators who work in digital social networks, based on the questioning of how this work of political communication takes place. As a theoretical basis, we resort to the definitions of counter-hegemony and radical media in the dispute for communication; the place of mediatized identities in Marxist communication work; to the possibilities of political articulation in network; and to the categorization of the action undertaken by communicators. As a general objective, this work seeks to investigate, in a dialectical perspective, the expansion of Marxist communicators in Brazil in the recent socio-historical context, as part of a broader process of radicalized political organization, in order to contribute to studies on counter-communication. The methodology undertaken is the depth hermeneutics by John B. Thompson (2011), combined with the technique of in-depth interviews carried out with four selected Marxist communicators: Danilo Lima Carreiro, Gustavo Nassar Gaiofato, João Rafael Chió Serra Carvalho and Jones Manoel da Silva. Based on the interviews carried out, the research results presented notes that go through the problem of financing of the work of Marxist communication in the networks and its limitations in terms of financial autonomy. The topic of periodicity and frequency of communicative work is also presented in the section, in which the need to constantly adapt to the demands of the platforms impacts the objective of being present in various digital spaces, requiring greater optimization of the work performed. The results also bring aspects of thematic diversity sought by communicators, as a way of dynamizing the political content, and the relationship between these actors and their audiences, starting from different ways of identifying audiences depending on the communicator's objectives and the platform used. The final considerations explore the recurrence of conflicts and ruptures between Marxist communicators, as well as the transformation of the profile of the ecosystem of communicators over time through new languages, technical domains and organizational capacities of communication work in digital social networks.

Descrição

Palavras-chave

Comunicadores marxistas, Contra-hegemonia, Comunicação política, Redes sociais, Marxist communicators, Counter-hegemony, Political communication, Social media

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