Redução da emissão de gases CO2 equivalente pela implementação de um Roteirizador Inteligente nos serviços de campo de uma utility de gás natural

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Data

2022-11-04

Autores

Soares, Bruna Nunes

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A inovação é um tema relevante nas corporações e empresas para se obter soluções rentáveis, que atendam as expectativas das partes interessadas, e sustentáveis no meio ambiente. Com base nesse desafio, o presente trabalho teve como objetivo analisar o impacto na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) pela implantação de um roteirizador inteligente nos serviços de campo de uma Companhia de Energia, com foco em Gás Natural. A metodologia utilizada para construção do projeto estudado dividiu-se em três partes: a) o Business Model Canvas, para estruturação e especificação dos serviços do projeto; b) Design Thinking, para a construção da Solução; e c) Metodologia do IPCC e Cetesb, para cálculo da emissão de gases de efeito estufa. Foram levantados o consumo de combustível e a distância percorrida pela frota, considerando a abrangência da Baixada Santista, no estado de São Paulo, antes e após a implantação da solução. Os resultados demonstraram uma redução de 63,6% nas emissões de GEE após a implantação do sistema. Assim, o estudo permitiu concluir que, além da redução de emissão, houve a redução de 53% da frota e o aumento de 3,5% em atendimentos, resultando na otimização operacional dos serviços pós-implantação do roteirizador.
Innovation is a relevant topic in businesses and companies to achieve cost-effective solutions that meet stakeholder expectations and are sustainable in the environment. From this challenge, the present work aimed to analyze the impact on the reduction of greenhouse gas (GHG) emissions through the implementation of an intelligent route planner in the field service of an energy company focused on natural gas. The methodology used to build the examined project was divided into three parts: a) the Business Model Canvas to structure and specify the project deliverables, b) the Design Thinking to build the solution and c) the IPCC and Cetesb methodology to calculate the emission of greenhouse gases. Fuel consumption and distance traveled by the fleet were studied before and after the implementation of the solution, taking into account the perimeter of Baixada Santista in the state of São Paulo. The results showed a 63.6% reduction in greenhouse gas emissions after implementing the system. The study led us to conclude that in addition to the reduction in emissions, there was a 53% reduction in the fleet and a 3.5% increase in the number of visitors, leading to an operational optimization of services. after setting up the route planner.

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Palavras-chave

Gestão ambiental, Impacto ambiental, Logística, Environmental management, Environmental impact statements, Logistics DLC

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