Ensino de Física e o uso de Mangás como recurso didático

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-11-22

Autores

Almeida, Mayla Aparecida Marques de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Promover a melhoria do ensino de física é condição fundamental para os processos de ensino e aprendizagem. Os recursos didáticos podem contribuir para uma melhor contextualização e problematização para apreensão da aprendizagem de diferentes conteúdos de física em todos os níveis de ensino. Isso pode vir a gerar uma aprendizagem significativa e um maior interesse dos estudantes ao campo. Nesta direção, a pesquisa teve como objetivo buscar contribuições na utilização do mangá “Dr. Stone”, no ensino médio, como recurso didático no ensino de Física, como, também, mapear nos mangás selecionados os conceitos de Física, correlacionando as histórias, contribuindo, assim, para o ensino de Física, por meio do uso de mangás, como recurso didático pedagógico. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa teórica com a revisão bibliográfica acerca dos saberes docentes, desafios do ensino de física e o papel dos recursos didáticos, e a análise documental deste mangá com foco nos conteúdos de física vistos durante o ensino médio. A partir disso, foram construídas três categorias de análises: Conteúdos abordados nas histórias dos mangás; Contextualização dos conceitos e fórmulas exibidos no mangá / Forma de abordagem do conteúdo (explicitação do conceito e depois a fórmula) e Possíveis correlações com os saberes docentes: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Como conclusão destacamos a contribuição dos mangás ao ensino de física, na medida que ele potencializa em diferentes situações correlações entre diferentes conteúdos de física, traz a possibilidade de um ensino mais lúdico e instiga os professores a desencadearem saberes docentes importantes para o exercício da sua ação, tais como: saberes disciplinares, crítico-contextuais, curriculares e pedagógicos.
Promoting the improvement of Physics teaching is a fundamental condition for the teaching and learning processes. Didactic resources can contribute to a better contextualization and problematization for understanding the learning of different physics contents at all levels of education. This can lead to meaningful learning and greater student interest in the field. Regard this, the research aimed to seek contributions in the use of the manga “Dr. Stone”, in highschool, as a didactic resource in teaching Physics. Also, the research aims to map the concepts of Physics in the selected manga, correlating the stories. Thus, contributing to the teaching of Physics using manga as a pedagogical didactic resource. For this purpose, theoretical qualitative research was carried out with a bibliographical review regarding Teacher Knowledges, challenges of teaching Physics, the role of teaching resources, and the documental analysis of the manga “Dr. Stone” focusing on the Physics content learned during highschool. From this, three categories of analysis were constructed: Content covered in the stories of the manga; Contextualization of the concepts and formulas shown in the manga / Way of approaching the content (explanation of the concept and then the formula) and Possible correlations with Teacher Knowledges: Knowledge, Skills and Attitudes. In conclusion, we highlight the contribution of manga to Physics teaching, as it enhances correlations between different physics contents in different situations, it brings the possibility of a more playful teaching and encourages teachers to unleash important teaching knowledge for the exercise of their action such as: disciplinary, critical-contextual, curricular and pedagogical knowledge.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Física, Recursos didáticos, Aprendizagem, Ensino de Física e Mangás, Aprendizagem significativa, Physics teaching, Didactic resources, Meaningful learning, Physics teaching and Manga

Como citar