A supervalorização do corpo e da beleza na infância contemporânea

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-08-01

Autores

Costa, Natalia Cordeiro da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A construção de ideias e valores, assim como a apropriação da cultura, ocorre durante a infância. Desta maneira, levando em conta as transformações sociais e a forte difusão da beleza e da cultura do consumo pela mídia, representadas até mesmo nos brinquedos, tem-se como consequência a cultura da supervalorização do corpo e da beleza. Sendo assim, o trabalho de conclusão de curso em questão, através de uma abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico de artigos disponíveis nas bases SciElo e Google Academico, nos anos de 2014 a 2019, tem o intuito de responder quais aspectos sociais e culturais influenciaram a supervalorização do corpo e da beleza na infância contemporânea. A pesquisa torna evidente que o consumismo e os brinquedos são os responsáveis por influenciar as crianças da contemporaneidade a supervalorizarem o corpo e a beleza; apontando como estão presentes em seu cotidiano e como as influenciam diretamente, interferindo em seus ideais, valores e personalidade.
The construction of ideas and values, as well as the appropriation of culture, occurs during childhood. This way, considering the social transformations and the strong diffusion of beauty and the consumer culture by the media, represented even in toys, the culture of overvaluation of the body and beauty is a onsequence. Therefore, the course conclusion work in question, through a qualitative approach and through ibliographic research of articles available in the Scielo and Google Academic bases, between 2014 to 2019, aims to answer which social and cultural aspects influenced the overvaluation of the body and beauty in contemporary childhood. The research makes evident that consumerism and toys are responsible for influencing contemporary children to overvalue the body and beauty; pointing out how they are present in their daily lives and how they directly influence them, interfering with their ideals, values and personality.

Descrição

Palavras-chave

Infância, Beleza, Consumismo infantil, Crianças, Mídia, Idealização do corpo infantil, Childhood, Beauty, Child consumerism, Media, Idealization of the child's body, Children

Como citar