O mundo do trabalho e a população em situação de rua

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-12-11

Autores

Bonaldo, Charlenne Suellen

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir o mercado de trabalho e o fenômeno da população em situação de rua. Evidencia que a configuração das relações sociais de trabalho a partir da precarização do trabalho gera insegurança social, ausências de perspectivas, de moradias e rompimento de vínculos. Todavia, a população em situação de rua comparece na sociedade como se não tivesse relação com o mercado de trabalho, sendo comum um tipo de pensamento social eivado de preconceito e de estigmas. Portanto, este estudo, se vale da pesquisa bibliográfica para evidenciar elementos fundamentais do mercado de trabalho que impactam as condições de vida da classe trabalhadora e se relaciona diretamente com a população em situação de rua. Considera que o estudo contribui com a discussão em torno dos direitos e garantias fundamentais da pessoa em situação de rua, com destaque para a relação direta com o mercado de trabalho.
This study aims to discuss the labor market and the phenomenon of the homeless population. Evidenciating that the configuration of social work relations from the precariousness of work generates social insecurity, lack of perspectives, housing and rupture of bonds. However, the homeless population appears in society as if it had no relation to the labor market, with a prejudiced type of social thinking riddled with stigma. Therefore, this study uses bibliographical research to highlight fundamental elements of the labor market and it's impact on the living conditions of the working class and are directly related to the homeless population. It considers that the study contributes to the discussion around the fundamental rights and guarantees of homeless people, with emphasis on the direct relationship with the labor market.

Descrição

Palavras-chave

População em situação de rua, Mercado de trabalho, Desemprego, Precarização do trabalho, Homeless population, Labor Market, Unemployment, Precarious work

Como citar