Uso de dispositivo eletrônico em serviços de atenção primária à saúde à partir da perspectiva de usuários

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Data

2022-11-29

Autores

Consorti, Evelyn Martins

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Resumo Objetivo: avaliar o conhecimento prévio e viabilidade de uso do aplicativo HC em Casa para os usuários de redes de atenção primária no município de Botucatu-SP. Método: trata-se de um estudo com abordagem quantitativa descritiva centrado na divulgação do aplicativo e análise dos dados obtidos por meio de questionário com questões abertas e fechadas sobre o conhecimento e uso do mesmo após aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O instrumento foi aplicado no período do mês de março a agosto de 2022 aos usuários dos serviços de atenção primária do município de Botucatu no Estado de São Paulo. Participaram do estudo 210 pacientes, maiores de 18 anos, que se encontravam presentes em sala de espera nos momentos programados para a coleta de dados das unidades designadas para a pesquisa, sendo um Centro Saúde Escola e uma Unidade Saúde da Família. O aplicativo foi desenvolvido pelo Hospital das Clínicas e contempla, dentre outras informações, resultados de exames laboratoriais, laudos de exames de imagens e histórico dos atendimentos. Os participantes responderam um questionário após atividade educativa de divulgação das funções do aplicativo e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. As respostas foram compiladas para uma planilha do Programa Microsoft Excel® e realizada análise descritiva das variáveis. O estudo faz parte de projeto maior intitulado “Tecnologia de comunicação entre níveis de atenção à saúde” e teve parecer aceito do Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de Botucatu sob número 3.937.521. Resultados: participaram da pesquisa 210 usuários. A amostra constou-se, majoritariamente, de mulheres. A facilidade de acesso à internet pelo dispositivo móvel foi apresentada por 97,14% (n=204). Quanto ao conhecimento e uso do aplicativo HC em Casa, 18,10% (n=38) deles já conheciam o aplicativo. Destes, 21 referiram ter utilizado e conseguiram acessar as informações desejadas. Conclusão: O uso do aplicativo deste estudo mostrou-se bem aceito pelos clientes do serviço, tornando-os agentes ativos na manutenção do cuidado e reforçando a necessidade de maior aplicabilidade por parte dos profissionais durante a assistência. A pesquisa tem como proposta fomentar a comunicação entre os serviços de saúde para a continuidade do cuidado, com potencial para ampliar o conhecimento na área, bem como colaborar com a melhoria da Rede de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde.
Abstract In order to evaluate the prior knowledge and feasibility of using the “HC em Casa” application for users of primary care networks in the city of Botucatu-SP. Method: It is about a study with a descriptive quantitative approach centered on the dissemination of the application and analysis of the data obtained through a survey with open and closed questions about knowledge and use of the same after application of the “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido” (TCLE) . The instrument was applied from March to August 2022 to users of primary care services in the city of Botucatu in the State of São Paulo. The study included 210 patients, above 18 old, who were present in the waiting room at the scheduled periods for data collection at the units designated for the research, one “Centro Saúde Escola” and one “Unidade Saúde da Família”. The application was developed by “Hospital das Clínicas” and includes, among other information, laboratory tests results, imaging tests reports and care history. The participants answered a survey after an educational activity to disseminate the application's functions and sign the free and informed consent form. The responses were compiled into a Microsoft Excel® spreadsheet and a descriptive analysis of quantitative and qualitative variables was performed. The study is part of a larger project entitled “Communication technology between levels of health care” and had an opinion accepted by the Ethics Committee of the Botucatu Medical college under the number 3,937,521. Results: 210 users answered the survey. The sample of users consisted mostly of women. The ease of accessing the internet through the mobile device was presented by 97,14% (n=204). As for knowledge and use of the “HC em Casa” application, 18,10% (n=38) of them already knew the application. Of these, twenty-one reported that had used and managed to access the desired information. Conclusion: The use of the application in this study proved to be well accepted by service clients, making them active agents in maintaining care and reinforcing the need for greater applicability on the part of professionals during assistance. The research proposes to encourage communication between health services for the continuity of care, with the potential to expand knowledge in the area, as well as to collaborate with the improvement of the Health Care Network in the Unified Health System.

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Palavras-chave

Sistema Único de Saúde, Comunicação em saúde, Atenção primária à saúde, Tecnologia médica, Enfermagem

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