Impactos da pandemia de COVID-19 no ensino de Geografia: a vivência escolar de uma PEI pós-ensino não presencial

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Data

2022-12-20

Autores

Alves, Guilherme Camacho

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho pretende analisar os impactos da pandemia de COVID-19 sobre o Ensino de Geografia, em específico as turmas de 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro-SP. A instituição está inserida no Programa de Ensino Integral (PEI) e detém a maior avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2021. Dessa maneira, objetivamos compreender e analisar como a escola se organizou durante o período de ensino não presencial e durante a retomada presencial, em especial no que se refere ao conteúdo curricular da Geografia escolar. Buscou-se identificar as dificuldades e possibilidades de aprendizagem, as metodologias pedagógicas utilizadas, o modo como ocorreu a prática docente, os meios criados para suprir as diversas problemáticas, com base na percepção docente. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da revisão bibliográfica, análise documental, e pesquisa empírica empregando instrumentos para a coleta de dados (questionário estruturado e entrevista semi-estruturada), direcionados aos profissionais da educação de uma única escola do município.
The present work intends to analyze the impacts of the COVID-19 pandemic on the Teaching of Geography, specifically the 8th and 9th grade classes of Elementary School II of the public school network in the city of Rio Claro-SP. The institution is included in the Integral Teaching Program (PEI) and holds the highest evaluation of the Basic Education Development Index (Ideb) for the year 2021. In this way, we aim to understand and analyze how the school was organized during the teaching period non-face-to-face and during face-to-face resumption, especially with regard to the curricular content of school geography. We sought to identify the learning difficulties and possibilities, the pedagogical methodologies used, the way in which the teaching practice took place, the means created to overcome the different problems, based on the teaching perception. The study consists of a qualitative research, using bibliographic review, document analysis, and empirical research using instruments for data collection (structured questionnaire and semi-structured interview), aimed at education professionals from a single school in the municipality.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Pandemia, Ensino não presencial, Programa de Ensino Integral, Geography teaching, Pandemic, Non-face-to-face teaching, Comprehensive Education Program

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