Elaboração de material instrucional para uso do Hardware BioPac, um recurso didático alternativo ao uso de animais não-humanos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-12-20

Autores

Rezende, Victória de Alencar

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente projeto foi elaborado a partir da necessidade de desenvolver métodos alternativos que substituam o uso de animais não-humanos em aulas práticas das disciplinas ligadas à Fisiologia em cursos de Ciências da Saúde, biológicas, agrárias e veterinárias. Nesta pesquisa foram analisadas, interpretadas e contextualizadas as atividades presentes no manual de instruções do conjunto de hardware e software, BIOPAC – MP36 Student Lab System, com o objetivo de construir um manual de fácil entendimento aos docentes e discentes, contendo lições de Fisiologia Humana que sejam passíveis de substituir o uso de animais não- humanos como modelo didático. Com o intuito de validar e divulgar o manual elaborado houve a elaboração de aulas práticas para a disciplina de Fisiologia Geral da UNESP – Campus de Ilha Solteira. Após a realização das aulas foi aplicado um questionário, referente ao tema abordado neste trabalho, aos estudantes do 10º semestre do curso de Ciências Biológicas que participaram das aulas. Posteriormente, uma das lições foi reproduzida, por um dos alunos participantes da pesquisa, gravada e disponibilizadas em vídeo. Dessa maneira, o presente trabalho corrobora com a premissa de que os métodos e recursos alternativos ao uso de animais não-humanos promovem inovações no âmbito do ensino e pesquisa. Bem como a elaboração de materiais didáticos instrucionais e tutoriais em vídeo contribui para superar dificuldades que geram desinteresse em utilizar tais recursos.
This project was elaborated from the need to develop alternative methods that replace the use of non-human animals in practical classes of disciplines related to Physiology in Health, Biological, Agricultural and Veterinary Sciences courses. In this research, the activities presented in the instruction manual of the hardware and software set, BIOPAC, and the MP36 Student Lab System unit, were analyzed, interpreted and contextualized, with the objective of building an easy-to-understand manual for teachers and students, containing Human Physiology lessons that are likely to replace the use of non-human animals as a didactic model. With the aim of validating and disseminating the elaborated manual, practical classes were prepared for the discipline of Physiology at UNESP – Ilha Solteira Campus. After the classes, a questionnaire referring to the topic addressed in this work was applied to the students of the 10th semester of the Biological Sciences course who participated in the classes. Later, one of the lessons was reproduced by one of the students participating in the research, recorded and made available on video. In conclusion, this work corroborates the premise that alternative methods and resources to the use of non-human animals promote innovations and contribute to the updating of traditional approaches and instruments used in teaching and research. As well as the development of instructional teaching materials and video tutorials, they contribute to overcoming difficulties that generate disinterest in using such resources.

Descrição

Palavras-chave

BioPac, Instrucional, Alternativo, Animais, Não-humanos

Como citar