Análise da História e Filosofia da Ciência no conteúdo de radioatividade em livros didáticos de química do ensino médio do PNLD de 2018

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-12-14

Autores

Lima, Bruno Gonçalves

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os livros didáticos ainda são os principais materiais didáticos disponíveis nas escolas públicas brasileiras, eles são distribuídos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os conteúdos contidos nos livros didáticos apresentam distorções no entendimento podendo contribuir para as visões distorcidas de ciência. Realizando um breve levantamento nas bases de dados Portal Periódico Capes e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), encontrou-se poucos trabalhos com o conteúdo de radioatividade abordando a análise de livros didáticos. A pesquisa que deu origem a este estudo, investigou Irène Joliot-Curie e a radioatividade artificial, apontando a radioatividade como possível conteúdo clássico. Posto isso, buscou-se analisar sua contribuição nos livros didáticos considerando a importância da contextualização histórica-filosófica no ensino de tais conteúdos. Portanto, o objetivo deste trabalho é compreender por meio da análise dos livros didáticos aprovados no PNLD do ano de 2018 a abordagem da História e Filosofia da Ciência no conteúdo de radioatividade. Analisou-se no estudo seis livros didáticos de Química, por meio de cinco categorias a priori pautadas na literatura da área. As categorias organizadas são: 1. Linearidade dos conceitos considerando seu contexto histórico: analisa como o processo de construção das ideias científicas é abordado nos livros didáticos; 2. Descrição dos personagens e sua imagem como heróis: evidencia como os cientistas são mencionados nos livros didáticos e quais informações aparecem; 3. Referências, fontes primárias e secundárias: aborda quais fontes são mencionadas nos livros didáticos; 4. Contextualização social: analisa como a contextualização histórica e social é realizada nos livros didáticos; 5. Menção explícita da História e da Filosofia da Ciência: identifica se a História e a Filosofia da Ciência são citadas nos livros didáticos. Observou-se que os livros didáticos apresentam os avanços dos conceitos de acordo com os anos de descobertas. As informações dos cientistas que mais aparecem são: nome, formação, país de origem, ano de nascimento e falecimento. Os autores dos livros didáticos utilizam fontes secundárias para abordar a contextualização histórica. Apesar dos conhecimentos seguirem a ordem cronológica, interpretou-se que nos livros didáticos há pouca contribuição da História e Filosofia da Ciência, visto que temos pouca contextualização histórica e informação dos cientistas.
Books are still the main teaching materials available in Brazilian public schools, they are distributed through the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). The contents contained in textbooks present distortions in understanding and may contribute to distorted views of science. Through a bibliographic brief survey in the databases Portal Periódico Capes e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), few studies addressed the content of radioactivity and the analysis of textbooks. The research that gave rise to this study investigated Irène Joliot-Curie and artificial radioactivity, pointing to radioactivity as a possible classical content. Thus, it was felt the need to analyze their contribution to textbooks considering the importance of historical-philosophical contextualization in the teaching of such content. Therefore, the objective of this work is to understand through the analysis of the textbooks approved in the NTP 2018 the approach of history and philosophy of science in the content of radioactivity. Six chemistry textbooks were analyzed in this study, using five a priori categories based on the literature of the area. The organized categories are: 1. Linearity of concepts considering their historical context: analyzes how the process of construction of scientific ideas is addressed in textbooks; 2. Description of the characters and their image as heroes: analyzes how scientists are mentioned in textbooks and what information appears; 3. References, primary and secondary sources: analyzes which sources are mentioned in textbooks; 4. Social contextualization: analyzes how historical and social contextualization is performed in textbooks; 5. Explicit mention of the History and Philosophy of Science: identifies whether the History and Philosophy of Science are cited in textbooks. In the analyses, it was observed that the books present the advances of concepts according to the years of discoveries. Although knowledge follows a chronological order, it was interpreted that in the books there is little contribution of the History and Philosophy of Science, since we have little historical contextualization and information from scientists, besides the contents being summarized and transposed to be presented in the books.

Descrição

Palavras-chave

História, Filosofia da ciência, Análise de livro didático, Radioatividade

Como citar