Relatório de estágio sobre as características taxonômicas, ecológicas e de interesse médico dos aracnídeos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-01-18

Autores

Quaglio, Ricardo Gregorini
El Takche, Mateus Venezuela

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho trouxe um tema pouco explorado dentro da área de ciências, características taxonômicas e ecológicas dos animais pertencentes ao grupo dos aracnídeos, utilizando-se de metodologias investigativas e práticas, proporcionando maior curiosidade e participação dos alunos de 7º e 9º ano de uma escola estadual do estado de São Paulo. Para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, paulatinamente foram introduzidos conceitos científicos e suas aplicações, visando uma alfabetização científica para sustentar as ideias e imaginação dos alunos, ampliando a visão de mundo dos educandos. Durante a regência desse trabalho, a horta da escola foi reformada e ampliada graças à cooperação entre os alunos, estes, divididos em grupos de poucos integrantes e com funções específicas. Além disso, houve uma busca ativa por aracnídeos no ambiente escolar, contando com a supervisão e auxílio dos estagiários e da professora responsável. Os resultados desse trabalho mostraram um crescente interesse por parte dos estudantes, conforme as aulas de cunho mais teórico eram complementadas com alguma atividade prática, onde comumente os alunos faziam relatos pessoais envolvendo temas ministrados durante o trabalho, entendendo-se como eficiente a utilização de metodologias alternativas para o ensino de Ciências e Biologia.
The present work brought a little explored theme within the area of science, taxonomic and ecological characteristics of animals belonging to the group of arachnids, using investigative and practical methodologies, providing greater curiosity and participation of 7th and 9th grade students from a school in the state of São Paulo. To facilitate the teaching-learning process, scientific concepts and their applications were gradually introduced, aiming at a scientific literacy to support the student’s ideas and imagination, broadening their world view. During the regency of this work, the school garden was reformed and expanded thanks to the cooperation between the students, who were divided into groups of a few members and with specific functions. In addition, there was an active search for arachnids in the school environment, with the supervision and assistance of the trainees and the teacher in charge. The results of this work showed a growing interest on the part of the students, as the more theoretical classes were complemented with some practical activity, where the students often made personal reports involving themes taught during the work, understanding the use of alternative methodologies for teaching science and biology as efficient.

Descrição

Palavras-chave

Ciência, Aracnídeos, Ensino-aprendizagem, Alfabetização científica, Biologia, Science, Teaching-learning, Scientific literacy, Biology, Arachnids

Como citar